Dias após descobrir câncer terminal, âncora do Jornal da Globo é levado pela morte e faz emissora chorar

Apresentador da Rede Globo, amado pelos telespectadores, deixou a emissora em luto após morrer por conta de câncer terminal
Nesta sexta-feira, 05, iremos relembrar a morte de um âncora do Jornal da Globo, que morreu dias após descobrir um câncer terminal. A notícia deixou os telespectadores e a própria emissora em luto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando de Eliakim Araújo. O apresentador deixou a sua marca no jornalismo brasileiro ao passar pelas principais emissoras do país e conquistar o público com sua carisma.
Com apenas 20 anos, o jornalista iniciou a sua carreira na Rádio Continental, no Riod e Janeiro. No local, ele fez a sua primeira transmissão histórica: a renúncia do então presidente Jânio Quadros, em 1961.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde então, Eliakim Araújo tornou-se um dos maiores nomes da Rádio Jornal do Brasil. Com talento nato, ele chamou a atenção da Globo, que ofereceu um contrato em 1983.
Na mesma época, o apresentador assumiu o Jornal da Globo ao lado de Leilane Neubarth. Pouco tempo depois, ele dividiu a bancada com Leila Cordeiro e ainda encontrou o verdadeiro amor nos bastidores do telejornal.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
O âncora trocou votos no altar com Leila Cordeiro no ano de 1984. Os dois ficaram juntos até sua morte, que ocorreu no ano de 2016, segundo o portal TV História.
MUDANÇA NA CARREIRA
Na Globo, Eliakim Araújo passou pelos principais telejornais, como Jornal Nacional e o Globo Repórter. Mas, no ano de 1989, ele decidiu sair da emissora carioca para assinar com a manchete ao lado da esposa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Foi um dia histórico para nós. No mesmo dia que assinamos a rescisão com a Globo, assinamos com a Manchete. Fomos direto para a festa da novela Kananga do Japão. De repente, alguém subiu no palco e anunciou a nossa chegada como contratados da emissora. Surpresa geral, inclusive da imprensa que estava presente na festa”, declarou o jornalista em depoimento ao livro Aconteceu, Virou História, de Elmo Francfort.
No ano de 1992, o casal passou a comandar os telejornais do SBT. Já no ano de 1997, o casal foi para os Estados Unidos para comandar o CBS Telenotícias, primeiro canal internacional de notícias em português.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O jornalista faleceu aos 75 anos de idade (Reprodução: José Luiz da Conceição)

Eliakim Araújo no Globo Esporte (Foto: Reprodução / Globo)

Eliakim Araújo e Leila Cordeiro (Foto: Reprodução / SBT)
DOENÇA E MORTE
Nos Estados Unidos, o ex-âncora da Globo continuou sua trajetória e brilhou nas telinhas durantes anos. Porém, no ano de 2016, ele descobriu o câncer no pâncreas em estágio avançado.
Na época, Eliakim Araújo foi internado para tratamento num hospital local, chegou a se submeter a quimioterapia, mas não resistiu e faleceu no dia 17 de julho daquele ano, aos 75 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O jornalista faleceu aos 75 anos de idade (Reprodução: José Luiz da Conceição)

Eliakim Araújo no Globo Esporte (Foto: Reprodução / Globo)

Eliakim Araújo e Leila Cordeiro (Foto: Reprodução / SBT)
COMO ASSISTIR A GLOBO AO VIVO?
A Globo tornou-se a principal do país. Fato é que inúmeros telespectadores se perguntam como assistir o conteúdo da Globo de forma online e gratuita. Para isso, basta baixar o aplicativo GloboPlay ou acessá-lo pela internet.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.