Após mudanças na classificação indicativa, novelas ficam mais "quentes" - TV Foco https://tvfoco.uai.com.br/apos-mudancas-na-classificacao-indicativa-novelas-ficam-mais-quentes O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Mon, 29 Sep 2025 14:30:36 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ Após mudanças na classificação indicativa, novelas ficam mais “quentes” https://tvfoco.uai.com.br/apos-mudancas-na-classificacao-indicativa-novelas-ficam-mais-quentes/ Wed, 21 Sep 2016 15:59:01 +0000 http://www.otvfoco.com.br/?p=458407 As emissoras de TV aberta no Brasil têm muito a comemorar, devido ao fim da vinculação da classificação indicativa a horários de exibição das atrações, quando o Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional o dispositivo do Estatuto da Criança e do Adolescente, que proibia as emissoras de exibirem certas cenas em qualquer horário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora, está livre a exibição de qualquer cena em qualquer horário, e a Record já começou a aproveitar isso. Desde a última segunda-feira (19), o canal reprisa às 16h a novela “Vidas em Jogo”, que foi ao ar há cinco anos, sem cortes, com direito à exibição de armas e cenas fortes de sexo, com tiros e atropelamentos, além de constantes palavrões.

A Globo também não fica atrás. Agora, a emissora pode exibir cenas quentes em qualquer uma de suas novelas, inclusive na das 18h, que tinha a obrigação de ser mais leve, devido ao horário. Programas com classificação indicativa acima dos 12 anos só poderiam ir ao ar a partir das 20h, mas agora não mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No capítulo do último sábado de “Sol Nascente”, dois vilões discutiam um plano maquiavélico vestindo apenas roupas íntimas. O Manual de Classificação Indicativa do Ministério da Justiça considerava impróprias para menores de 12 anos as cenas com armas de fogo e a sugestão de sexo.

Agora, o único dever das emissoras é alertar o telespectador de que aquele conteúdo é impróprio para crianças e pré-adolescentes. Na Globo, os autores estão sendo orientados a usarem o bom senso, e a emissora explica que continua trabalhando com os mesmos “valores e princípios”. As informações são do colunista Daniel Castro.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

The post Após mudanças na classificação indicativa, novelas ficam mais “quentes” appeared first on TV Foco.

]]>