Aposentadoria do INSS aos 55 anos: Lei em vigor na era Lula traz vitória a milhares de CLTs em 5 passos

Saiba tudo sobre uma lei em vigor na era Lula que traz vitória a milhares em 5 passos, com a aposentadoria do INSS aos 55 anos
Os beneficiários do INSS, o serviço responsável pelo pagamento mensal de valores previdenciários como a aposentadoria e outros serviços, receberam uma grande notícia. Desse modo, os brasileiros devem comemorar bastante uma lei em vigor na era Lula, sendo algo que repercutiu nas redes sociais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações são exclusivas do portal UOL, que divulgou a notícia no dia 18 de junho de 2024. Agora, o time de especialistas no TV Foco traz os detalhes. Tudo de acordo com o informado pelo portal. Além disso, com a sua própria redação.

Sendo assim, é possível se aposentar na casa dos 55 anos com a aposentadoria especial. Os trabalhadores expostos a condições insalubres e prejudiciais à saúde podem conseguir o benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Há também um Projeto de Lei Complementar que quer trazer a aposentadoria mais cedo. A medida visa ajudar aqueles que trabalharam em situações semelhantes por mais de 15 anos. Ou seja, uma grande vitória aos milhões da classe trabalhadora.

Além disso, Fernando Zaccaro, advogado especialista em direito previdenciário, trouxe mais detalhes, dizendo:
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
“O trabalhador deve comprovar que exerceu suas funções em condições especiais por um período mínimo especificado e atingiu a idade mínima de 55 anos”, destacou o advogado, que continuou:
“É essencial apresentar a documentação adequada para comprovar a exposição aos agentes nocivos. Que deve ser feita por meio de documentos fornecidos pela empresa, como o Perfil Profissiográfico Previdenciário [PPP]. E laudos técnicos emitidos por profissionais qualificados”, afirmou Zaccaro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como dar entrada no serviço
Sabendo disso, há 5 passos simples que você pode seguir para garantir o benefício e se aposentar ainda este ano:
- 1º passo: faça o login no sistema do Meu INSS com CPF e senha;
- 2º passo: solicite um requerimento em “Novo pedido”. Em seguida, escolha a opção “Aposentadorias e CTC e Pecúlio”. Aberta a aba, deve-se escolher a modalidade pretendida;
- 3º Passo: atualize e confira os dados apresentados na página;
- 4º Passo: faça a inclusão de informações e documentos
- 5 º Passo: você deve confirmar os vínculos que estão registrados no INSS.

Clique aqui para saber mais a respeito do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como consultar o benefício do serviço previdenciário?
De acordo com a Caixa, a consulta é feita na central de atendimento. Pelos números 111, ou 0800 726 0207, você consegue ter acesso. Todavia, no Aplicativo CAIXA Trabalhador é possível verificar a situação da parcela, a data da última prova de vida e o calendário de pagamentos ao beneficiário.
Conclusões finais
Por fim, os aposentados e pensionistas do INSS devem sempre se manter informados sobre as novidades e mudanças no serviço e buscar fontes confiáveis. Assim, é possível ficar por dentro de todos os comunicados e alertas do programa do governo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Rafael Silva
Rafael Silva, 31 anos, é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Potiguar. Apaixonado por escrita e leitura desde a juventude, encontrou no jornalismo de entretenimento sua verdadeira vocação. Atua como Redator Web, acompanhando diariamente a vida de famosos e celebridades por meio das redes sociais, com foco na produção de matérias informativas e pautadas no respeito. Seu trabalho se destaca pela busca constante por apuração cuidadosa e compromisso com a veracidade dos fatos. Contato: lucas.rafael@otvfoco.com.br