A hora de se aposentar é um momento bastante esperado para milhares de brasileiros
Nova regra do INSS salva trabalhadores e libera aposentadoria antes dos 65 anos, ou seja, sendo uma grande vitória para milhares de brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de informações do portal Previ e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em INSS, detalha agora nova regra para se aposentar antes dos 65 anos.
Novo serviço permite solicitar o benefício e aderir ao acordo com o INSS de forma 100% online.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS PRATICIDADE PARA SE APOSENTAR?
A PREVI (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil) é uma entidade de previdência complementar que oferece benefícios previdenciários aos seus participantes.
Desse modo, são funcionários e aposentados do Banco do Brasil, pensionistas e familiares dos associados.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A PREVI complementa os benefícios da Previdência Social, oferecendo uma aposentadoria maior, dependendo do plano e das contribuições realizadas ao longo dos anos.
Quando o participante se aposenta, a Previ converte o saldo de sua conta em uma renda mensal, que é um complemento ao benefício da Previdência Social.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além da solicitação de aposentadoria, o novo serviço também permite a unificação das folhas de pagamento da Previ e do INSS de maneira prática, segura e 100% digital.
Porém, quem não é funcionário ou familiar de quem trabalha no Banco do Brasil, existe outra forma de se aposentar mais cedo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
AFINAL, COMO SE APOSENTAR MAIS CEDO?
Através da aposentadoria especial, é possível se aposentar aos 55 anos, o que já torna uma vantagem, afinal muitos se aposentam após os 60 anos.
Ocorre que o objetivo do Projeto de Lei Complementar 42 é fazer com que pessoas que trabalharam mais de 15 anos em condições insalubres e prejudiciais possam se aposentar até antes, aos 40.
A partir de informações do portal UOL e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em INSS, detalha agora como solicitar aposentadoria especial.
A autoria do PL 42 é do deputado Alberto Fraga (PL-DF), que determina a redução da idade e o aumento do valor do benefício para 100% da média de contribuições.
Em maio de 2024, a deputada Geovania de Sá (PSDB – SC) diminuiu as idades para 40, 45 e 48 anos.
Porém, a mesma ainda segue em trâmitação, ou seja, não entrou em vigor. Enquanto isso, quem quer solicitar a aposentadoria especial, deve se enquadrar nas determinações atuais.
COMO SOLICITAR APOSENTADORIA ESPECIAL?
Para conseguir essa aposentadoria, o beneficiário deve cumprir com o tempo mínimo de contribuição + o tempo de exposição ao agente.
Portanto, para conseguir se aposentar aos 55 anos de idade, deve ter 15 anos de contribuição e o mesmo período trabalhando em exposição.
Várias profissões se enquadram nos critérios para aposentadoria especial, incluindo aeroviários, enfermeiros, bombeiros, dentistas, entre outros. Veja o passa a passo:
- Primeiramente, Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP);
- Em seguida, Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT);
- Depois, Documento de identificação;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- Comprovante de residência;
- Requerimento por escrito;
- Por fim, Agendamento online e/ou presencial;
CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Primeiramente, a aposentadoria especial é destinada para trabalhadores que lidam com atividades que sejam consideradas de riscos.
- Durante a análise, o próprio órgão irá definir se o pedido se enquadra na aposentadoria especial, o que dependerá da comprovação de atividades consideradas insalubres ou perigosas.
- Em contrapartida, quem possui Previ e é funcionário do Banco do Brasil, agora existe uma forma mais prática de solicitar a aposentadoria de forma online.
“Desse modo, veja matéria completa sobre Record confirma veredito sobre data de saque e +3 grupos que podem receber em 2025″.