Aposentadoria do INSS aos 55 anos: Melhor benefício chega em 2025 a lista de CLTs

Excelente notícia de aposentadoria garantida aos 55 anos de idade para lista de trabalhadores CLTs; confira os detalhes
Quando falamos em INSS, um dos primeiros assuntos que vem na mente, sem dúvidas, se trata da aposentadoria. Afinal, a autarquia é o grande responsável pelo pagamento de benefícios aos aposentados, pensionistas e alguns auxílios previdenciários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hoje, milhões de brasileiros almejam a tão sonhada aposentadoria, porém, chegam a se entristecer ao pensarem que a mesma só é possível na terceira idade, ou seja, depois dos 60 anos. Mas, a grande realidade é que existe a possibilidade de conseguir o benefício antecipadamente.
Assim, o time de especialistas em benefícios do TV FOCO, a partir de informações do UOL, expõe detalhes sobre o assunto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aposentadoria antecipada
A grande realidade é que, nem todos são cientes, mas é possível garantir a aposentadoria do INSS na casa dos 55 anos. O direito é garantido para aqueles que trabalham em condições insalubres.
Em suma, estamos se referindo a aposentadoria especial, concedida para aqueles que conseguem comprovar a exposição a agentes nocivos durante 15, 20 ou 25 anos de trabalho. Assim, quanto mais danoso, menor o tempo.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Segundo a fonte, a reforma da previdência prevê idades mínimas correspondentes a 55, 58 e 60 anos, o que está em vigor no Brasil.
Insalubridade e Periculosidade
Aposentadoria Especial por Insalubridade: é garantida para todo trabalhador que exerce a atividade exposto a condições prejudiciais à saúde. Em suma, isso geralmente se dá em profissões que envolvem o contato com agentes físicos, químicos ou biológicos;
Aposentadoria Especial por Periculosidade: garantido ao trabalhador que faz sua atividade profissional em condições perigosas, envolvendo risco iminente de acidentes, danos à integridade física ou risco de vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Existem algumas atividades com níveis de agentes insalubres ou periculosos mais prejudiciais que outras. Assim, as regras mudam. Outro ponto é que, o cidadão que vai requerer o benefício precisa estar em dia com alguns requisitos.
- A exposição deve ser permanente, não habitual nem intermitente durante a jornada de trabalho;
- Mínimo de 180 meses de contribuição, para fins de carência.
Benefício em 5 passos
- Entre no sistema do órgão, acessando o ‘Meu INSS’, via aplicativo ou site;
- Após o login, procure a opção ‘Novo Pedido’. Indo até a opção “aposentadoria e CTC e Pecúlio”, após entrar, selecione a modalidade da aposentadoria que deseja solicitar; *vale dizer que, para a modalidade da aposentadoria especial, não existe opção, sendo assim, tendo que selecionar a modalidade de tempo de contribuição;
- Atualize todos os seus dados cadastrais, clicando na opção ‘atualizar’, confira seus dados e depois finalize clicando em ‘avançar’;
- Após o avanço, indique se está fazendo apenas uma simulação ou se realmente deseja solicitar a avaliação de um pedido de aposentadoria, sendo o requerimento, clique em ‘avançar’;
- Por fim, responda os questionários e atualizações solicitadas pelo site e confira se está tudo correto. Assim, aparecerá uma caixa de confirmação de veracidade de dados que deve ser preenchida corretamente.

Considerações finais
- Aposentadoria especial é possível a partir dos 55 anos para quem trabalha em condições insalubres ou perigosas;
- Em suma, a aposentadoria é possível por insalubridade ou periculosidade;
- Exposição permanente a agentes nocivos e mínimo de 180 meses de contribuição;
- Para solicitar a aposentadoria, é preciso acessar o “Meu INSS”, selecionar “Novo Pedido”, escolher a modalidade, atualizar dados e confirmar a solicitação.
Veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é e para que serve o INSS?
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desempenha um papel fundamental na administração dos pagamentos relacionados à aposentadoria e outros benefícios para os trabalhadores no Brasil.
O órgão atua como um órgão crucial para garantir a seguridade social dos trabalhadores brasileiros, oferecendo assistência financeira em várias situações, como aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, auxílio-doença, entre outros benefícios.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br