Idade mínima de 55, só 15 anos de contribuição e 100% do salário: Aposentadoria do INSS chega com 3 vitórias

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

18/05/2024 7h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Aposentadoria especial do INSS (Foto: Divulgação)

INSS têm três vitórias que garantem aposentadoria aos 55 anos

O Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, é responsável pelo pagamento de aposentadoria, pensão e outros benefícios oferecidos a quem muito trabalha ou já trabalhou de carteira assinada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E graças a reforma da previdência feita em 2019, atualmente é necessário alguns requisitos para se aposentar, como, por exemplo, idade mínima e tempo de contribuição.

Em 2024, quem desejar se aposentar, precisará ter idade mínima de 65 anos, se o segurado for homem e 62 para seguradas mulheres, e um tempo de contribuição de 15 anos para ambos. Mas, sabia que há uma aposentadoria que não segue essa regra?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aposentadoria precisa de contribuição maior para render acima do salário mínimo (Reprodução: Internet)
Aposentadoria precisa de contribuição maior para render acima do salário mínimo (Reprodução: Internet)

Se não, fica com a gente que vamos explicar tudo. De acordo com o site oficial do governo federal, a chamada aposentadoria especial permite que você se aposente aos 55 anos e com 15 anos de contribuição.

Então você pode estar se perguntando que aposentadoria seria essa, pois bem, é aquela concedida a trabalhadores que estão expostos a agente prejudicial à saúde, como calor, ruído ou substância tóxica. Essas situações delicadas, fazem com que ele possa ter o direito a se aposentar mais cedo do que as demais regras hoje vigentes para a concessão de aposentadoria pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Aposentadoria aos 55 anos pelo INSS (Foto: Reprodução / Canva)
Aposentadoria aos 55 anos pelo INSS (Foto: Reprodução / Canva)

Como destacado pelo site oficial do governo federal, com 180 meses (15 anos) de contribuição, já é possível ter acesso à aposentadoria especial. É válido destacar que o tempo de contribuição será de acordo com a faixa de exposição, e hoje ela está dividida em 15, 20 ou 25 anos de contribuição.

Então o trabalhador que se enquadra na faixa mais agressiva de exposição, pode ter 55 anos e 15 de contribuição que conseguirá se aposentar. Além dessas duas vitórias, a terceira envolve quanto ele irá receber. Dependendo dos anos de contribuição, é capaz que você receba 100% do salário que ganha hoje. Isso vai levar em consideração sua base de cálculo, então o valor pode ser diferente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS
O INSS é responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões, entre outros benefícios (Foto: Agência Brasil)

QUEM PODE SE APOSENTAR AOS 55 ANOS?

Já destacamos que essa é para aquela faixa mais restritiva, correto? Mas você talvez queira exemplos e o site do governo deu. Segundo o que consta disponível no órgão, esse tipo de aposentadoria com 15 anos de contribuição, é concedida apenas a trabalhadores de mineração subterrânea, em frentes de produção, expostos à associação de agentes físicos, químicos ou biológicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.