Comunicado sobre o INSS chega para quem deseja garantir a aposentadoria especial e informa 4 documentos essenciais
A aposentadoria do INSS é um desejo de milhões de brasileiros. Afinal, todos querem garantir uma estabilidade financeira e descansar sem preocupações de estabilidade financeira na terceira idade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, o benefício possui algumas categorias diferentes, sendo uma delas, aliás, a Aposentadoria Especial. Essa modalidade é voltada para trabalhadores que estão expostos a agentes nocivos à saúde, como o calor excessivo, ruído intenso ou substâncias tóxicas.
Aposentadoria Especial
Em suma, a advogada previdenciarista Ingrid Guimarães, por meio do seu perfil no Instagram, expôs detalhes sobre a modalidade de aposentadoria. Ademais, ela falou sobre os documentos necessários para serem juntados e pedir o benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Você trabalha na área da saúde e quer saber quais documentos precisa juntar para pedir a aposentadoria especial? Enfermeira, médica, dentista, técnica, fisioterapeuta, que eu te explico tudinho, passo a passo.”, iniciou ela.
“Para essa aposentadoria, não adianta só o tempo de trabalho, viu? Você tem que provar que realmente esteve exposta a riscos tipo vírus, produtos químicos, radiação. E para isso, tem uma listinha de documentos essenciais. Carteira de trabalho ou comprovantes de vínculo para mostrar onde e quando você trabalhou.”, disse ainda Ingrid.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
‘PPP, perfil profissiográfico previdenciário, o principal. É ele que mostra se você realmente atuou em contato com agentes nocivos. LTCAT, laudo técnico das condições ambientais, feito por engenheiro ou médico do trabalho, mostrando o ambiente e os riscos da função. Comprovantes de contribuição ao INSS., prosseguiu Ingrid Guimarães.
‘Se você é autônoma, guarda tudo. Guias GPS, extrato do Quinins, recibos de atendimento.
Tudo isso ajuda a comprovar sua atividade.”, completou a advogada sobre a aposentadoria especial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é a aposentadoria especial?
Em suma, para essa lista de profissionais, a legislação do INSS garante a possibilidade de se aposentar mais cedo, a partir dos 55 anos. Nesse caso, aliás, o órgão federal leva em consideração os riscos à saúde causados pelo ambiente de trabalho.
Ademais, o objetivo é garantir uma compensação justa aos que enfrentam condições de trabalho prejudiciais ao bem-estar. Diversas profissões já se enquadram nessa modalidade, mas, outras estão disputando espaço e buscando a aceitação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais profissões garantem aposentadoria especial?
A seguir veja algumas das profissões que garantem o benefício, incluindo, algumas muito populares.
- Engenharia de construção civil, de minas, de metalurgia e eletricistas;
- Químicos, toxicologistas e patologistas;
- Médicos, dentistas e enfermeiros;
- Trabalhadores da agropecuária, florestais, caçadores e pescadores;
- Motoristas e cobradores de ônibus;
- Motoristas e ajudantes de caminhões;
- Trabalhadores de transportes marítimos, fluvial e lacustre;
- Aeronautas e que prestem serviços de aeronáutica;
- Trabalhadores em edifícios, pontes e barragens;
- Trabalhadores em escavações a céu aberto e em túneis e galerias;
- Pintores e trabalhadores em indústrias gráficas e de impressões;
- Bombeiros e guardas;
- Telefonistas.
Por fim, veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.
