Aposentadoria IMEDIATA: INSS crava novas regras com lista atualizada com 14 doenças em 2024

Passar por um problema de saúde pode causar vários problemas e um deles é a impossibilidade para trabalhar, por isso existe a Aposentadoria por Incapacidade Temporária e/ou Definitiva do INSS, antigo Auxílio-doença.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem trabalha de carteira assinada ou contribui para a Previdência Social de forma autônoma, tem direito a se aposentar enquanto está impossibilitado de exercer as suas funções laborais de acordo com informações do portal UOL.
SAIBA MAIS! “66 bilhões”: Bom Dia Brasil crava antecipação do 13º do INSS e lista com 6 milhões de fora é divulgada
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de ser um direito do segurado, existe alguns impedimentos para chegar diretamente ao benefício de Aposentadoria por Incapacidade, visto que primeiramente é concedido de forma temporária, visando a recuperação para que o beneficiário volte ao mercado de trabalho.
Para piorar a situação, as vezes o benefício é negado após a perícia médica por vários motivos. Porém, uma boa notícia para quem deseja se aposentar por esse motivo é que o INSS inseriu mais doenças elegíveis para a concessão do benefício.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Para dar entrada na solicitação, o interessado deve acessar o site ou aplicativo do Meu INSS. Inicialmente, o segurado passará por uma etapa administrativa, onde serão avaliados os documentos que confirmam sua condição de segurado.
Em seguida, na segunda fase, o segurado passará pela triagem médica, que inclui a realização da perícia médica. Acontece que a lista para esse tipo de benefício tinha algumas limitações, até mesmo em casos de acidente de trabalho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUAIS SÃO AS MAIS DE 14 DOENÇAS QUE A LEI CITA COMO GRAVES?
- Tuberculose ativa;
- Nefropatias graves (insuficiência renal);
- Hanseníase;
- Alienação mental (depressão, esquizofrenia, demência, entre outros);
- Esclerose múltipla;
- Hepatopatia grave;
- Neoplasia maligna (câncer);
- Cegueira;
- Paralisia irreversível e incapacitante;
- Cardiopatia grave;
- Doença de Parkinson;
- Espondiloartrose anquilosante (dores agudas e a incapacidade de movimentação da coluna);
- Estado avançado da doença de Paget;
- AIDS: Síndrome da deficiência imunológica adquirida;
- Contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada;
- Acidente vascular encefálico agudo, também conhecido como AVC;
- Abdome agudo cirúrgico;
SÓ AS DOENÇAS QUE ESTÃO NESSA LISTA PODEM DAR DIREITO À APOSENTADORIA DO INSS?
Acontece que as doenças da lista são bastante complicadas e praticamente todas fazem com que você fique incapacitado para o trabalho de forma total e permanente.
Porém, outras condições também podem dar direito a Aposentadoria de Incapacidade. Isso porque na perícia, o médico vai verificar se você possui condições ou não de trabalhar e se é possível ser readaptado em outra função ou profissão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Diego Laureano
Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br
