Aposentadoria IMEDIATA: INSS crava novas regras com lista atualizada com 14 doenças em 2024

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

08/04/2024 19h15

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Aposentadoria por Incapacidade Temporária do INSS (Foto: Reprodução / Pronatec)

Passar por um problema de saúde pode causar vários problemas e um deles é a impossibilidade para trabalhar, por isso existe a Aposentadoria por Incapacidade Temporária e/ou Definitiva do INSS, antigo Auxílio-doença.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem trabalha de carteira assinada ou contribui para a Previdência Social de forma autônoma, tem direito a se aposentar enquanto está impossibilitado de exercer as suas funções laborais de acordo com informações do portal UOL.

SAIBA MAIS! “66 bilhões”: Bom Dia Brasil crava antecipação do 13º do INSS e lista com 6 milhões de fora é divulgada

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de ser um direito do segurado, existe alguns impedimentos para chegar diretamente ao benefício de Aposentadoria por Incapacidade, visto que primeiramente é concedido de forma temporária, visando a recuperação para que o beneficiário volte ao mercado de trabalho.

Para piorar a situação, as vezes o benefício é negado após a perícia médica por vários motivos. Porém, uma boa notícia para quem deseja se aposentar por esse motivo é que o INSS inseriu mais doenças elegíveis para a concessão do benefício.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Para dar entrada na solicitação, o interessado deve acessar o site ou aplicativo do Meu INSS. Inicialmente, o segurado passará por uma etapa administrativa, onde serão avaliados os documentos que confirmam sua condição de segurado.

Em seguida, na segunda fase, o segurado passará pela triagem médica, que inclui a realização da perícia médica. Acontece que a lista para esse tipo de benefício tinha algumas limitações, até mesmo em casos de acidente de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aposentadoria por Incapacidade é o mesmo que o antigo auxílio doença (Foto: Reprodução / Canva)
Aposentadoria por Incapacidade é o mesmo que o antigo Auxílio-doença (Foto: Reprodução / Canva)

QUAIS SÃO AS MAIS DE 14 DOENÇAS QUE A LEI CITA COMO GRAVES?

  • Tuberculose ativa;
  • Nefropatias graves (insuficiência renal);
  • Hanseníase;
  • Alienação mental (depressão, esquizofrenia, demência, entre outros);
  • Esclerose múltipla;
  • Hepatopatia grave;
  • Neoplasia maligna (câncer);
  • Cegueira;
  • Paralisia irreversível e incapacitante;
  • Cardiopatia grave;
  • Doença de Parkinson;
  • Espondiloartrose anquilosante (dores agudas e a incapacidade de movimentação da coluna);
  • Estado avançado da doença de Paget;
  • AIDS: Síndrome da deficiência imunológica adquirida;
  • Contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada;
  • Acidente vascular encefálico agudo, também conhecido como AVC;
  • Abdome agudo cirúrgico;
Thumbnail Video Youtube

SÓ AS DOENÇAS QUE ESTÃO NESSA LISTA PODEM DAR DIREITO À APOSENTADORIA DO INSS?

Acontece que as doenças da lista são bastante complicadas e praticamente todas fazem com que você fique incapacitado para o trabalho de forma total e permanente.

Porém, outras condições também podem dar direito a Aposentadoria de Incapacidade. Isso porque na perícia, o médico vai verificar se você possui condições ou não de trabalhar e se é possível ser readaptado em outra função ou profissão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS (Foto: Reprodução/ Internet)
INSS (Foto: Reprodução / Canva)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.