Aposentados podem sacar o FGTS? Entenda como funciona o saque após a aposentadoria
Uma das principais dúvidas entre segurados e aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social é se, após a aposentadoria, ainda existe o direito de sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. E a resposta é: sim, o FGTS é garantido por lei aos beneficiários do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aposentados por idade, por tempo de contribuição e por incapacidade permanente, por exemplo, possuem direito do saque do FGTS. Aliás, nesta sexta-feira (19), vamos abordar esse tema e falar sobre todos os detalhes que geram dúvidas, então fique até o fim desse aviso e entenda tudo.
Saque do FGTS após a aposentadoria
De acordo com o INSS, quando um segurado tem a aposentadoria concedida ele recebe um documento para poder sacar os valores pendentes do FGTS. Além disso, ele também pode retirar montantes a receber dos benefícios trabalhistas PIS e Pasep.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O saque aposentadoria, como é chamada a modalidade do FGTS para os segurados do INSS, é garantido aos aposentados de qualquer modalidade de aposentadoria e também aos cidadãos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).
Após a aposentadoria o beneficiário pode sacar todo acumulado nas contas do FGTS. Dessa forma, basta que o trabalhador solicite o saque, o que pode acabar sendo feito pelo aplicativo do Fundo, ou presencialmente em uma agência da Caixa Econômica Federal.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como sacar o FGTS sendo aposentado?
Para realizar o saque nas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço o segurado precisa reunir uma série de documentos e depois dar entrada na solicitação. A seguir, veja quais documentos são necessários:
- Documento oficial com foto (carteira de identidade, CNH ou passaporte);
- Número do PIS/PASEP;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Carta de concessão da aposentadoria/ comprovante da aposentadoria;
- Atestado médico (em caso de aposentadoria por incapacidade permanente).
Como já destacamos, o saque aposentadoria pode acabar sendo feito pelo aplicativo, assim, sem sair de casa você pode ter acesso aos seus valores referentes ao FGTS. A seguir, veja um passo a passo de como sacar o dinheiro:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Acesse o aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS);
- Faça login com seu CPF e senha cadastrada;
- No menu, toque em “Meus saques”;
- Escolha a opção “Aposentadoria”;
- Leia com atenção as orientações que aparecem;
- Clique em “Solicitar saque FGTS”;
- Envie os documentos solicitados;
- Cadastre uma conta bancária em seu nome para receber o valor.
Caso prefira, vá até uma agência física da Caixa. Lá os atendentes do banco vão auxiliar em todo o processo e tirar cada uma das dúvidas que você ainda tiver.
Quem já se aposentou e continua trabalhando ainda pode sacar o FGTS?
Ao se aposentar, mesmo que continue trabalhado, os segurados do INSS seguem tendo o direito de sacar o FGTS de forma integral a qualquer momento. Com o vínculo contratual ativo o trabalhador segue recebendo os depósitos mensais de 8% do salário e também pode movimentar esses valores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, CLIQUE AQUI e fique por dentro de tudo sobre o INSS.