INSS libera pagamentos de setembro a aposentados e pensionistas; Confira o calendário oficial completo e saiba como garantir seu saque no dia certo
O INSS confirmou que, a partir do dia 1º de setembro, aposentados e pensionistas com cadastro regular terão valores liberados conforme o calendário oficial de pagamentos. A medida segue a regra já estabelecida pela autarquia e garante previsibilidade para milhões de beneficiários em todo o país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com os dados oficiais da autarquia, os depósitos começaram ainda em agosto e seguem até os primeiros dias de setembro.
Inclusive, a ordem respeita dois critérios:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- O valor do benefício;
- O número final do cartão.
Quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.518) já começou a ter os créditos liberados no dia 25 de agosto, em um fluxo que vai até 5 de setembro, alcançando cerca de 28,2 milhões de segurados.
Mas, os beneficiários que recebem valores acima do salário mínimo terão os créditos liberados exclusivamente a partir de 1º de setembro, com término também em 5 de setembro.
Esse grupo representa aproximadamente 12,3 milhões de aposentados e pensionistas.
No entanto, para identificar a data exata do pagamento, o segurado deve observar o número final do cartão do benefício, desconsiderando o dígito verificador após o traço.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, o INSS reforça que as informações podem ser conferidas pelo aplicativo ou site Meu INSS e também pela Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Veja o calendário de pagamentos de setembro:
- Finais 1 ou 6: 1º de setembro;
- Finais 2 ou 7: 2 de setembro;
- Finais 3 ou 8: 3 de setembro;
- Finais 4 ou 9: 4 de setembro;
- Finais 5 ou 0: 5 de setembro;
Como ficar de olho nos dias certos de saque do INSS?
A recomendação do INSS é que cada aposentado acompanhe atentamente o calendário para evitar transtornos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem utiliza o cartão de benefício pode sacar em caixas eletrônicos, agências bancárias ou usar a função débito em estabelecimentos comerciais.
Aqueles que optam por receber em conta corrente ou poupança devem conferir se o valor foi creditado na data prevista.
O INSS alerta que o pagamento só é garantido se o cadastro do segurado estiver regularizado.
Por isso, é essencial que você mantenha os dados atualizados, principalmente endereço e telefone, para não correr o risco de bloqueios.
Essa organização garante que milhões de brasileiros recebam seus valores de forma pontual, reforçando a importância de acompanhar cada etapa do calendário oficial.
Mas, para saber mais informações do INSS, clique aqui. *