Aposentados tem direito ao pagamento do PIS/PASEP em 2025? O que o INSS diz

Aposentados tem direito ao PIS/PASEP em 2025? Veja o que diz o INSS e como solicitar o saque ainda neste mês de agosto.

05/08/2025 4h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Aposentados do INSS podem receber o PIS/PASEP desde que cumpram alguns critérios (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/INSS/Internet)

Aposentados tem direito ao PIS/PASEP em 2025? Veja o que diz o INSS e como solicitar

Conforme até mencionamos em matérias anteriores, no próximo dia 15 de agosto, a última parcela do PIS/PASEP do ano será repassada a uma lista com milhares de trabalhadores, os quais tiveram registro no ano base de 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, muitos aposentados ainda se perguntam: “É possível receber o PIS/PASEP em 2025?”. O INSS diz que sim, no entanto, é bom estar ciente de que essa condição possui algumas ressalvas.

Sendo assim, com base em informações oficiais da autarquia, separamos abaixo um guia prático para que você fique por dentro de como realmente funciona nesses casos e como solicitar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais aposentados do INSS podem receber o PIS/PASEP?

Para quem não sabe, o Programa de Integração Social (PIS) é um abono salarial pago a trabalhadores do setor privado, o qual é gerenciado pela CAIXA. Já o Banco do Brasil gerencia o PASEP, destinado aos servidores públicos.

Ambos visam complementar a renda de quem atua no mercado formal, desde que cumpram determinados requisitos.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Conforme citado acima, aposentados podem sim receber o PIS, desde que ainda estejam trabalhando formalmente sob o regime da CLT.

Isso porque o direito ao abono permanece se o trabalhador, mesmo que já aposentado pelo INSS, atender aos seguintes critérios:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base considerado;
  • Ter recebido remuneração média mensal de até dois salários mínimos durante o período de referência;
  • Estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter os dados atualizados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

MAS ATENÇÃO! Quem se aposentou e não exerce mais atividade formal não tem direito ao PIS. Isso ocorre porque o programa foi criado para beneficiar apenas trabalhadores ativos. Ou seja, o abono salarial não se aplica a quem está fora do mercado de trabalho.

Da mesma forma, um aposentado do setor público pode receber o PASEP desde que tenha trabalhado formalmente no ano-base e atenda às exigências.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lembrando que os programas não são cumulativos. Cada beneficiário está vinculado a um deles, conforme a natureza do vínculo empregatício.

Como solicitar o PIS/PASEP em 2025?

O pagamento é feito automaticamente, mas é essencial que os dados estejam corretos no CNIS. Veja o passo a passo para acompanhar ou solicitar:

  1. Acesse o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou o portal gov.br;
  2. Informe CPF e senha para login;
  3. Clique na opção “Abono Salarial”;
  4. Verifique se há valores liberados para o seu CPF;
  5. Caso não haja informações, confirme seus dados no CNIS pelo aplicativo Meu INSS;
  6. Atualize qualquer pendência junto ao empregador ou órgão público responsável pelo pagamento.

Até quando eu posso sacar o PIS/PASEP?

O pagamento do abono segue um calendário anual, baseado no mês de nascimento do trabalhador (PIS) ou no número de inscrição (PASEP).

Em 2025, o prazo para saque do PIS vai até 26 de dezembro. Quem não retirar o valor dentro desse período perde o acesso imediato ao benefício.

Mas calma, os valores não sacados dentro do prazo não são automaticamente perdidos. Isso porque eles retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e ainda podem ser solicitados em até cinco anos, por meio de requerimento junto à Caixa Econômica Federal.

O trabalhador/aposentado deve apresentar documentos que comprovem o direito ao abono e justificar o motivo da não retirada no prazo regular.

Mas, para saber mais informações do INSS, clique aqui. *

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.