Leite com formol, chocolate com vidro e massa com plástico: As marcas arrancadas de mercado com urgência

Produtos famosos tiveram que sair de circulação com urgência e situação é essa
Muitos não sabem, mas muitas marcas famosas tiveram que tirar, COM URGÊNCIA, alguns lotes de seus principais produtos do mercado após serem encontrados alguns problemas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse ato , popularmente chamado de Recall, é muito comum dentro das indústrias, afinal de contas todos nós somos passíveis de erros e acidentes.
Pensando nisso listamos os casos mais comuns e que deram muito o que falar na época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Leite com formol
Segundo o portal Exame, em meados de março do ano de 2014, o findado Wallmart Brasil, retirou de circulação em suas lojas nos Estados do Paraná e São Paulo os leites das marcas Parmalat e Líder.
A empresa afirmou que a medida é preventiva estava em conformidade com sua política de segurança alimentar.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Acompanhe o histórico de marcas autuadas e saiba quais os produtos que vai ou não colocar na sua cesta de compras na página de notícias urgentes.
A investigação feita pelas Promotorias Especializadas Criminal e de Defesa do Consumidor descobriu que no trajeto das propriedades rurais à unidade da LBR Lácteos, na região de Tapejara, alguns carregamentos de leite sofriam adição de água, para aumentar o volume, e de ureia – produto que contém formol, além de ser uma substância cancerígena
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão de materiais e documentos em duas residências, duas cooperativas e quatro empresas. O dono de um posto de resfriamento foi preso.

Walmart retirou lote de leite Parmalat e Líder de lojas no Paraná (Foto Reprodução/ UOL Notícias)
O Ministério Público também revelou que o Ministério da Agricultura já havia rastreado 299 mil litros enviados para processamento na unidade da LBR em Lobato (PR) e Guaratinguetá (SP).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na etapa seguinte, a empresa distribuiu 199 mil litros de leite UHT com a marca Líder, no Paraná, e 100 mil litros com a marca Parmalat, em São Paulo.
Como recall envolveria a notificação aos consumidores para que devolvessem pacotes que tivessem em casa, o Mapa frisou que não poderia afirmar que todo o leite (dos lotes em questão) teriam sido recolhidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal G1, em nota, a LBR afirmou que os produtos passaram por testes do Ministério da Agricultura, e não foram encontradas anormalidades.
Não foi a primeira vez que leite com ureia foi retirado dos supermercados. Em 2013, 900 mil litros de leite das marcas Mumu, Italac e Líder também precisaram ser recolhidos por adulteração.

Chocolate com vidro
Em Outubro do ano de 2022, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou uma resolução no qual proibiu a venda e distribuição de dois lotes de chocolates da marca Garoto.

Anvisa proibiu a venda de dois lotes de chocolates em tablete da marca Garoto (Foto Reprodução/Internet)
O motivo foi a suspeita de conter pedaços de vidros após um equipamento da fábrica ter quebrado no processo de fabricação.
Segundo o portal G1, A Anvisa determinou a proibição de comercialização, distribuição e uso de dois lotes de dois produtos da marca de chocolates Garoto que podem conter pequenos fragmentos de vidros.
Os produtos eram barras de chocolates (tabletes) de 80 g sabor chocolate ao leite com Castanhas de Caju e chocolate ao leite com Castanhas de Caju e Uvas Passas.

Número dos lotes proibidos (Foto Reprodução/ Olhar Digital)
A agência sanitária também determinou o recolhimento voluntário dos seguintes lotes:
- 225212941G;
- 225312941G.
Na época, a Anvisa alertou que SOMENTE esses lotes apresentaram riscos, e que NÃO há restrições de consumo para os demais produtos da Garoto.
A orientação que foi dada ao consumidor, NA ÉPOCA, é que, caso tenha adquirido tabletes de 80 g dos sabores “Castanhas de Caju” ou “Castanhas de Caju e Uvas Passas” da marca, verificar o lote do produto no verso do rótulo, próximo ao lacre.
Se o consumidor, então, identificasse no verso das embalagens os números 225212941Gou 225312941G (códigos dos lotes), ele não deve consumir os produtos.
Os fragmentos de vidro podem causar lesões na boca ou mucosa, segundo a agência sanitária.
Massa com plástico
Segundo o portal Exame, em novembro de 2013, outro caso que deixou muitos consumidores de cabelo em pé, foi o episódio aonde os lotes de rolinhos de canela com cobertura, da marca Pillsbury, também precisaram ser recolhidos nos Estados Unidos.
A dona da marca, General Mills decidiu fazer o recall preventivo porque os alimentos poderiam conter fragmentos de uma peça de plástico que se quebrou na produção da massa.

Rolinho de canela da Pillsbury (Foto Reprodução/Internet)
O que é Recall?
Como mencionamos acima, a pratica do recall é muito comum entre as principais fabricantes e marcas.
Esse termo em inglês, se refere a uma solicitação de devolução de um lote ou de uma linha inteira de produtos feita pelo próprio fabricante. Geralmente, isto ocorre pela descoberta de problemas relativos à segurança do produto.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.