Alerta geral aos clientes! Lei em supermercados como Assaí, Carrefour e Atacadão, atinge idosos 60+ em cheio
Assaí, Carrefour, Atacadão e outros nomes, são destaques de varejistas que chegaram com os dois pés na porta e ganharam espaço no mercado brasileiro. O fato é que, de comida a higiene, as empresas gigantes dos mercados não deixam a desejar aos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por falar nelas, o que muitos acabam não tendo ciência é de que existe uma lei, já em vigor neste ano de 2025, que traz um decreto com proibição e que atinge idosos 60+.
Assim, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do portal Sindha, traz à tona maiores detalhes sobre o assunto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lei dos supermercados
Ocorre que, o direito ao atendimento preferencial acabou sendo sancionado a nível federal pela Lei nº 10.048/00, que por sua vez, traz o benefício.
Modificado em 2023 pela Lei nº 14.626, o art. 1º da legislação crava o atendimento como prioridade às pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista, idosos 60+, gestantes, lactantes, pessoas com criança de colo, obesos, pessoas com mobilidade reduzida e aos doadores de sangue.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Curitiba e mais: Lei em vigor na gestão Ratinho Jr. traz isenção do IPVA a grupo de motoristas do PR em 2026
● 5 presentões garantidos: Aposentados do INSS com conta no Itaú devem ler comunicado hoje 26/11
● Não entre no carro sem saber disso: Função escondida na Uber salva sua conta e até sua vida
Além disso, ainda é garantido o direito a seus acompanhantes ou atendentes pessoais, que por sua vez, devem ser atendidos junta e acessoriamente aos titulares da prioridade.
Assim, os supermercados como Assaí, Carrefour e Atacadão, precisam estar atentos a lei e cumprir a legislação na risca para escapar de penalidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+1 obrigação
Além disso, é importante mencionar que em supermercados, hipermercados e lojas de departamento, os assentos preferenciais precisam ser disponibilizados na quantidade ideal ao número de clientes. Ademais, existindo áreas ou praças de alimentação, o número deve ser de, no mínimo, 5% do total de assentos disponíveis.
Considerações finais
- Por lei, o atendimento preferencial é garantido a idosos 60+, gestantes, deficientes e outros;
- Ademais, acompanhantes também têm direito ao atendimento prioritário;
- Em suma, mercados como Assaí, Atacadão e Carrefour, devem cumprir a lei para evitar penalidades.
Aliás, veja mais notícias sobre leis nos supermercados CLICANDO AQUI.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o maior supermercado do Brasil?
Em suma, o Grupo Carrefour é o maior supermercado do Brasil, de acordo com o ranking anual da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). O Carrefour lidera o ranking há oito anos consecutivos.
