Atacadão, Assaí e mais: Nova lei aprovada no início de 2025 traz proibição em mercados que atinge idosos 60+

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Atacadão e Assaí são atingidos com uma nova lei em 2025 e idosos 60+ também são impactados (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva

Entenda tudo sobre uma nova lei que atingiu com tudo os supermercados do estado brasileiro e o mesmo atinge em cheio os idosos 60+

Mal começou o ano de 2025 e Belo Horizonte (MG) já implementou uma nova lei que impactou diretamente a vida dos cidadãos, principalmente os idosos 60+ e o funcionamento de estabelecimentos comerciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, no dia 07 de janeiro, foi sancionada pelo prefeito em exercício, Álvaro Damião, uma nova lei, a qual submete os mesmos, incluindo grandes supermercados como o Assaí, Atacadão, a uma proibição taxativa com consequências graves em caso de descumprimento.

Sendo assim, a partir de informações da 98 Live, a equipe do TV Foco traz todas essas implicações, valores de multas, etc.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estabelecimentos como o Atacadão e o Assaí foram atingidos com a nova lei (Foto: Reprodução/ Internet)

Entenda a Lei 905/2024

Em suma, a Lei 905/2024 proíbe a falta de instalação de fraldários destinados a idosos e pessoas com deficiência (PCDs) em locais públicos e privados de grande circulação.

A lei, aprovada em novembro de 2024, garante a inclusão de idosos e PCDs, assegurando que suas necessidades sejam atendidas.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar que essa é uma medida inédita na cidade e busca atender a uma demanda crescente de inclusão e acessibilidade para idosos e PCDs, os quais enfrentam diariamente dificuldades de acesso e lutam por ambientes mais adequados e inclusivos.

Prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União) (Foto Reprodução/Cristina Medeiros/CMBH)

Quais são as penalidades para quem desobedecer à Lei 905/2024?

De acordo com as informações oficiais, os estabelecimentos que não atenderem essa nova exigência podem enfrentar:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A fim de garantir o sucesso da nova lei, a Prefeitura investirá em campanhas educativas.

Além disso, haverá a criação de novos canais para que a população possa ajudar na fiscalização por meio de denúncias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fraldarios deverão dar o mínimo de acessibilidade aos idosos e PCDs (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Quantos idosos residem em BH?

De acordo com o último Censo divulgado pelo IBGE, em 2022, Belo Horizonte tinha cerca de 460 mil habitantes com mais de 60 anos.

Isso representa quase 20% do total da população da capital mineira.

Considerações finais:

Em suma, a cidade de Belo Horizonte colocou em vigor uma lei que obriga grandes estabelecimentos, como supermercados, a instalarem fraldários adaptados para idosos e pessoas com deficiência.

A medida visa promover a inclusão e acessibilidade, mas não cumprir a lei pode resultar em multas e até suspensão do alvará de funcionamento. Mas, para saber sobre mais leis em vigor, clique aqui*.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile