“Foi de f0der”: Astro de A Viagem revela inferno que passou com novela

"Foi de f0d3r": Este Astro de A Viagem perde a linha, não se contém e revela verdadeiro inferno vivido com a novela da Globo

20/05/2025 9h55

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
Astro de A Viagem revela inferno que passou com novela (Foto: Reprodução/ Internet/ Montagem TV Foco)

Astro por trás de A Viagem revela o inferno que passou com a trama em entrevista

Primeiramente, vale ressaltar que a novela A Viagem (1994-1995) se tornou um sinônimo de sucesso – e constantes reprises – na TV Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A trama dirigida por Wolf Maya contou com 167 emocionantes capítulos que destacam o tema do espiritismo.

Porém, um astro do vasto elenco e produção do remake, escrito pela própria Ivani Ribeiro, contou o ‘inferno’ que passou com a novela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diná (Christine Torloni) e Alexandre (Guilherme Fontes) em cena de A Viagem (Foto: Reprodução/ Divulgação, Globo)
Diná (Christine Torloni) e Alexandre (Guilherme Fontes) em cena de A Viagem (Foto: Reprodução/ Divulgação, Globo)

De acordo com apurações dos especialistas em podcasts do portal TV FOCO, veja o que esse astro disse dos bastidores da trama, atualmente em reprise pela terceira vez no Vale a Pena Ver de Novo.

Bastidores de A Viagem revelados por astro

A princípio, o diretor Wolf Maya, um verdadeiro astro da Globo, esteve presente no programa Papagaio Falante, do YouTube.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Ou seja, em conversa descontraída com Renato Rabelo e Sérgio Mallandro, o diretor que é uma das estrelas por trás das câmeras pela fama em A Viagem, revelou detalhes sórdidos.

Todavia, a conversa que foi ao ar no dia 28 de abril de 2022, quando a trama estava sendo reprisada no Viva, está com um corte viralizando em 2025, no YouTube (vide ao fim da matéria).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, o diretor revelou que a Globo não iria levar A Viagem ao ar naquele momento, os planos era que fosse ao ar a trama ‘Vira-Lata’, de Carlos Lombardi.

“O Lombardi não escreveu a porra da Vira-Lata. Falei: ‘Porra, Lombardi, você me fodeu”, disparou Wolf Maya ao contar sobre os bastidores da Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Então expôs José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, grande cabeça da programação da Globo no passado.

O diretor Wolf Maya (Foto: Reprodução)
O diretor Wolf Maya (Foto: Reprodução)

“O Boni me chamou e disse: ‘o que a gente faz pra colocar uma coisa no ar, que eu não precise levantar audiência, mas só tenho 25 dias'”, revelou.

Desse modo, Wolf Maya pensou logo em Ivani Ribeiro, por ter ficado encantado com Mulheres de Areia (1973), da TV Tupi.

Em seguida, expôs que leu trabalhos antigos da novelista até se deparar com A Viagem, escrita originalmente em 1975/76.

Dessa forma, levou a Boni a ideia, mas a novela era espírita e a emissora é católica. “Vou fingir que não é espírita”, escancarou Wolf Maya.

Criação do céu e inferno na novela

“Lá pelo capítulo 40, a mocinha morre e vai pro céu”, disse o diretor, que buscou locação do ‘céu’ em um campo de golfe em Petrópolis (RJ).

“Mas o inferno que foi de foder. Quando apareceu o inferno (no roteiro) pensei: ‘como é que eu faço o inferno?'”, pensou o astro por trás de A Viagem.

“Achei uma muralha ali na entrada de Niterói, uma pedreira, botava uma trupe pendurada em corda, pulando como se não tivesse nada, como se fossem espectros”, explicou.

Astro de A Viagem, o diretor Wolf Maia, conta criação do céu e inferno na novela (Foto: Reprodução/ Papagaio Falante, YouTube)
Astro de A Viagem, o diretor Wolf Maia, conta criação do céu e inferno na novela (Foto: Reprodução/ Papagaio Falante, YouTube)

“Alaguei o chão, botava água até o joelho. As pessoas do inferno, do astral, ficavam na água. Botei tubo de gás com fogo”, expôs.

“Eu estava no Inferno de Dante. Me inspirei nas gravuras (da obra literária). E aí foi um puta sucesso”, finalizou Wolf Mays sobre as criações do céu e inferno do folhetim.

Abandono às novelas, profissão comum e irreconhecível: Respire ao ver como Paty de A Viagem vive hoje

Considerações finais

Em resumo, o diretor de A Viagem, Wolf Maya, precisou se virar nos 30 ao buscar fazer o remake da novela de Ivan Ribeiro, na Globo.

Surpreendentemente, o astro enganou a alta cúpula católica da Vênus Platinada para levar ao ar a trama espírita.

Por fim, contou sobre a criação, de acordo com sua mente e talento, do céu e do inferno (umbral), sendo este último o mais complicado e inspirador.

Em luta contra doença, atriz de A Viagem abandonou as novelas e morreu aos 41 anos

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Gustavo Melo é redator do site TV Foco, com forte atuação na cobertura de cultura pop, televisão e celebridades. Apaixonado por cinema clássico e contemporâneo, é cinéfilo crítico, colecionador de filmes, livros e discos de vinil. Seu olhar nostálgico sobre a mídia é equilibrado por uma análise atual e antenada das tendências do entretenimento. Gustavo também é reconhecido por sua habilidade em conectar referências do passado com o que está em alta nas redes sociais. Email: gustavo.m@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.