Atenção: ANVISA proíbe 6 marcas de café populares em 2025 e liga alerta nas donas de casa

Anvisa surpreende a todos ao comunicar a proibição dessas 6 marcas populares de café em todo o país e explica o que aconteceu para decisão

20/11/2025 18h37

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Anvisa confirma a proibição de 6 marcas de café (Foto: Divulgação)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) surpreendeu a todos ao comunicar a proibição dessas 6 marcas populares de café em todo o Brasil.

A Anvisa, a partir de uma ação conjunta com o Ministério da Agricultura e autoridades estaduais, barraram 6 marcas populares de café. Entre as marcas, tiveram algumas consideradas “café fake”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal, estavam usando elementos diferentes de café em sua composição. Já outras, foram banidas devido a questões sanitárias ou irregularidades nas empresas fabricantes.

Conforme informações do G1, essa atuação faz com que todos esses produtores não circulem mais até que entrem de acordo com as normas da Anvisa. O órgão permite a volta quando se enquadra nas exigências.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que as empresas disseram?

Procuradas pelo G1, as empresas explicaram seus posicionamentos. As empresas em questão foram a Cafellow, Vibe Coffee, Duas Marias, Pingo Preto, Oficial e Câmara.

Vamos começar falando da Cafellow, que é a responsável pelo Fellow Criativo. Eles informaram a suspensão da comercialização, distribuição e propaganda do produto.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Além disso, alegaram estar tomando as “providências administrativas e técnicas” para terem o devido registro junto a Anvisa. Eles garantiram também que desejam retomar a comercialização o mais breve possível.

A Vibe Coffee alegou não possuir qualquer auto de infração, notificação ou processo administrativo junto à Anvisa e além disso, confirmou que foi a própria empresa quem solicitou uma inspeção da Vigilância Sanitária estadual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eles disseram que tinham “o objetivo de obter orientações técnicas para a emissão do alvará sanitário”. A empresa ainda disse que suspendeu suas atividades para realizar as obras e adequações necessárias.

A Duas Marias, que responde pelo Melissa, disse que o “produto não é comercializado nem rotulado como ‘café torrado e moído'” e “não utiliza exclusivamente grãos de café, mas sim uma formulação alternativa legalmente permitida”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já as marcas Pingo Preto e Oficial não responderam aos questionamentos feitos na época da proibição. Enquanto a marca Câmara não foi localizada.

O que fazer quando a Anvisa proíbe uma marca?

Se sua marca favorita está com restrição na Anvisa, suspenda o consumo. O órgão só barra aquele produto que julga impróprio ou que não está cumprindo o que deveria.

Sendo assim, não é interessante consumir o que o órgão não registrou. Todos os produtos que estão em comercialização no país, enfrentam um controle rigoroso. Absolutamente nada vai passar despercebido pelo órgão, por mais que demore em alguns casos.

ALÉM DISSO, VEJA ESSA OUTRA NOTÍCIA DA ANVISA QUE ACERTA PRODUTOS QUERIDINHOS

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.