Atenção, mulheres: ANVISA confirma proibição de 2 shampoos populares e retira de mercados em 2025

Anvisa proíbe comercialização de dois shampoos
De fato, o shampoo é um item essencial para o cuidado capilar, e no mercado existem diversas opções. No entanto, é fundamental verificar se os produtos estão de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), evitando riscos à saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta quarta-feira, 2, trazemos informações sobre a recente decisão da Anvisa de proibir a comercialização de dois shampoos populares devido a irregularidades identificadas.
Mas, afinal, quais são os shampoos?
Primeiramente, a Anvisa determinou a proibição do Shampoo Revitalizante Kative e do Condicionador Revitalizante Kative, fabricados pela empresa Kative Cosméticos Indústria e Comércio LTDA – ME.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão foi tomada após verificação de irregularidades na rotulagem dos produtos, que utilizavam a expressão “fitoterápico”, sugerindo uma associação indevida com medicamentos.
Essa prática está em desacordo com o artigo 5º da Lei n.º 6.360, de acordo com apurações do TV Foco e informações do site oficial da Anvisa.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
A proibição ocorreu pela Resolução n.º 1021, de 20 de abril de 2025. Os lotes afetados foram:
- Condicionador revitalizante kative – todos que contenham na rotulagem fitoetrápicos;
- Shampoo revitalizante kative – todos que contenham na rotulagem fitoetrápicos.

Sobre a marca Kative
Empresários fundaram a Kative em 1994, em São Paulo, e a empresa se especializou na produção de produtos de higiene pessoal e bem-estar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do site oficial da empresa, a marca investe em pesquisas para desenvolver produtos capilares inovadores e também tem impacto econômico significativo, gerando empregos no setor.
Até o momento, a Kative não se pronunciou sobre a decisão da Anvisa. Porém, o espaço permanece aberto para qualquer esclarecimento por parte da empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Proibição Anvisa
Além disso, a Anvisa também publicou a Resolução n.º 1021, de 20 de março de 2025, determinando a proibição da comercialização do Brimless Hair Shampoo, fabricado pela G&M Ecom Intermediações LTDA.
Segundo o site oficial da agência, a medida ocorreu por conta da venda de produto cosmético sem registro por empresa sem autorização de funcionamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Brimless
A marca divulgava o Brimless Hair Shampoo como um shampoo botânico 3 em 1, prometendo devolver a cor natural dos cabelos, reduzir fios brancos e estimular o crescimento capilar.
Até o momento, a marca Brimless não se manifestou sobre a decisão da Anvisa. No entanto, espaço permanece aberto para qualquer pronunciamento oficial.
Considerações finais
Em suma, em abril de 2025, a agência proibiu a comercialização de determinados lotes dos produtos Condicionador Revitalizante Kative, Shampoo Revitalizante Kative e Brimless Hair Shampoo.
A autoridade tomou a decisão devido a irregularidades na rotulagem e à ausência de registro da empresa responsável.
Veja mais informações sobre a Anvisa clicando aqui.
Como verificar se um produto é autorizado pela Anvisa?
Por fim, para conferir se um produto está devidamente regularizado pela Anvisa, é possível acessar o Sistema de Consultas da Anvisa, disponível no site oficial do órgão.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.