Atenção, CLTs: Lei trabalhista em vigor em 2025 traz proibição que acerta em cheio o Vale-Alimentação

Tudo sobre uma proibição que acaba atingindo o Vale-Alimentação em cheio em 2025. FIQUE POR DENTRO DE TUDO.
2 min de leitura

VALE-ALIMENTAÇÃO - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre uma proibição que acaba atingindo o Vale-Alimentação em cheio em 2025

No que diz respeito a todos os benefícios que são concedidos aos trabalhadores que exercem suas funções em regime CLT, sem dúvidas, o vale-alimentação é um dos mais amados pelos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes de mais nada, é importante explicar que, o Vale-Alimentação, em suma, se trata de um valor mensal pago pela empresa para que o trabalhador compre alimentos. Assim, é um benefício usado em supermercados, mercearias, padarias e outros estabelecimentos semelhantes.

Dessa forma, nesta quarta-feira, dia 26, é muito vital que todos fiquem cientes sobre a lei trabalhista em vigor em 2025 que traz proibição que acerta em cheio o Vale-Alimentação e pode acabar impactando o seu bolso no final do mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ENTENDA

Bom, de acordo com informações do portal Ponto Tel, acaba sendo proibido o desconto no fornecimento do auxílio-alimentação.

Em suma, essa prática se chamava deságio. Assim, tinha como principal objetivo diminuir o valor de um produto em comparação ao seu preço de mercado. Por exemplo, as empresas pagavam 90% do valor do auxílio e recebiam 100% do benefício. 

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora, portanto, essa prática é proibida e, de acordo com a fonte, os custos de produtos alimentícios devem custar o valor normal. Assim, o trabalhador preservaria seu dinheiro e economizaria para outras despesas. 

E por falar em proibição, existe ainda uma lista de coisas que você não pode comprar com o seu vale. Bem como:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale-Alimentação/Refeição (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv/Foco/Canva/Freepik)

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE VALE-ALIMENTAÇÃO E VALE-REFEIÇÃO?

Como explicado acima, o VA usado para comprar alimentos in natura ou processados, como frutas, verduras, produtos de limpeza e outros itens para a casa.

Já no que se trata do Vale-Refeição, ele acaba sendo usado para comprar refeições prontas, como em restaurantes, lanchonetes, padarias e cafés. Dessa forma, é um benefício que auxilia o colaborador com os custos da alimentação durante uma jornada de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale-Alimentação e Vale-Refeição (Foto: Montagem)

CONCLUSÃO

Por fim, para concluir, muita gente nem imagina, mas uma das práticas ruins dos fornecedores de auxílio-alimentação era o deságio. Essa palavra significa diminuir o valor de um produto em comparação ao seu preço de mercado. Assim, essa é uma proibição que atinge o benefício.

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS NOTÍCIAS SOBRE O FUTEBOL BRASILEIRO.

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile