Este ano, os condutores devem ficar atentos às mudanças sobre o documento, principalmente aqueles que seguem no volante com a idade já avançada
O número de carros nas ruas aumentou e, consequentemente, as regras ficaram mais rígidas. Agora, em 2024, sugiram algumas modificações no Código de Trânsito Brasileiro e parte delas atingiu a CNH dos motoristas idosos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o TecMundo, as leis, na verdade, estão em vigor desde julho de 2023. Mas, este ano, a fiscalização ficou ainda maior em cima delas. O Detran revelou que, nos últimos 4 anos, somente na capital paulista, a frota de veículos na capital aumentou de 6,1 para 6,5 milhões.
Com um importante papel, a instituição é responsável por promover educação para o trânsito, planejar, coordenar, executar e controlar ações relacionadas à habilitação de condutores, documentação, entre outros serviços. Eles também levantam estatísticas sobre as vias, além das multas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja as novas exigências:
1. Exame psicológico obrigatório para todos os condutores: A avaliação feita por médicos e psicólogos peritos será obrigatória para os motoristas de todas as categorias. Os iniciantes ou aqueles que estão renovando a CNH. Todos!
2. Exame toxicológico obrigatório para as categorias: Agora, a exigência faz parte da avaliação inicial para obter a CNH e periódica para validar o documento. O público-alvo são os condutores das categorias C, D e E. Há, claro, prazo de validade.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lei trabalhista em vigor confirma redução salarial e até demissão por justa causa para CLTs que fizerem isso
● Record paralisa jornal com novo documento, substituto do RG, liberado 100% de graça em 2025
● Atenção aos motoristas: Lei de trânsito dos retrovisores chega com nova regra e traz +1 obrigação em 2025
3. Mudanças no prazo de renovação: Neste ponto, os idosos serão os mais atingidos. Com as mudanças, a substituição da CNH será a cada 10 anos para motoristas de até 50, 5 anos para aqueles de até 70 e 3 anos aos que já passam dessa idade.
4. Aviso obrigatório aos cadastrados no SNE: Os condutores do Sistema de Notificação Eletrônica devem cumprir o prazo do exame toxicológico. O Detran deve ser procurado para se regularizar e evitar multas, pontos na carteira e a suspensão da CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como solicitar a CNH Social?
São Paulo, Minas, Distrito Federal, Acre, Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Ceará, Roraima, Tocantins, Pernambuco, Piauí, Amazonas, Mato Grosso do Norte, Pará, Santa Catarina e Paraná oferecem a CNH Social. Neste caso, o documento é gratuito.
Por enquanto, o projeto ainda é regional. Ou seja, depende do estado de cada um oferecer ou não. Mas, como no mapa acima, boa parte já faz parte dessa ação social. Para ter acesso, basta entrar no site do Detran de sua localidade e se inscrever conforme as vagas que são abertas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE