Fique atento ao informar o CPF nas farmácias
Algum muito comum no dia-a-dia do brasileiro é ele ir numa farmácia e o atendente pedir o CPF para dar descontos. De fato, no país existem diversos programas que usam o documento como passaporte, entretanto é necessário ter cuidado em alguns casos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um fato é que existe o programa CPF na nota que incentiva a inclusão do documento do consumidor nas notas fiscais, com o intuito de combater a sonegação fiscal. Além disso, o programa oferece descontos e participação em programas de incentivo.
Um dos benefícios de utilizar o CPF na nota é a possibilidade de obter descontos em farmácias. Essa prática permite acumular pontos ou receber créditos que podem ser utilizados como desconto em compras futuras de medicamentos e produtos farmacêuticos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, ao informar o CPF na nota, os consumidores podem economizar e aproveitar vantagens exclusivas ao adquirir produtos nessas estabelecimentos. No entanto, muitos estão preocupados em fornecer o dado em estabelecimentos, pois temem que suas informações sejam mal utilizadas.
Embora exista uma Lei que obriga as empresas a fornecerem a proteção dos seus dado, algumas ainda acabam usando esses dado de forma indevida. Portanto, é importante conhecer as leis brasileiras que protegem os dados pessoais, caso você se preocupe com a segurança de suas informações.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, sempre que for fornecer seu CPF ou qualquer outro dado, certifique-se do que se trata. Além disso, você pode negar fornecer o seu documento. Não é obrigatório basta se atentar sempre que for fornecer o seu documento em qualquer lugar.
Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
A LGPD é uma legislação brasileira que exige consentimento claro e estabelece direitos aos titulares, como acesso e exclusão de dados. Empresas devem adotar medidas de segurança e estão sujeitas a sanções por descumprimento. A lei se aplica a empresas nacionais e estrangeiras operando no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A LGPD protege a privacidade do indivíduo e o uso adequado de seus dados. Nas farmácias, é necessário explicar o motivo da solicitação do CPF, mas o cliente pode se recusar a fornecê-lo, exceto ao comprar medicamentos controlados.
O que fazer caso sofra violação dos seus dados?
Se você se sentir lesado, siga estas etapas:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Avalie a gravidade da situação.
- Conheça seus direitos.
- Busque informações e aconselhamento.
- Documente as evidências.
- Entre em contato com a parte envolvida.
- Registre uma reclamação junto aos órgãos competentes.
- Busque assistência legal, se necessário.
- Lembre-se de consultar um profissional qualificado para obter orientação específica em seu