Pesquisa indicou que problemas psicológicos podem influenciar no cabelo grisalho
Os fios brancos, ainda que indesejados, fazem parte do processo da vida. Porém, o cabelo sem cor não tem a ver somente com a idade, apesar de, com certeza, dar alguns sinais sobre a velhice.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Dr. Drauzio Varella, o fim da coloração acontece quando o organismo para de produzir as células de pigmento. Ou seja, a melanina. Por isso, além da idade, existem outros fatores.
Para muita gente, o cabelo branco entrou para as tendências da moda, mas, ainda assim, há quem se incomode com a chegada dele e prefere escondê-lo, principalmente quando vem antes dos 50. Nesse tipo de caso, a maioria das pessoas recorre aos produtos químicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, eles dependem dos gastos mensais nos salões de beleza, já que exigem manutenção com frequência. Além disso, existem também as pessoas que são alérgicas ou simplesmente não são adeptas da compra dos colorantes. Para elas, claro, são indicadas as alternativas mais naturais.
De acordo com o Catraca Livre, um estudo recente comprovou que, além da idade, o psicológico também afeta a coloração dos fios. E isso, claro, inclui o estresse, aquele causado por ansiedade e depressão. A pesquisa foi feita pela Universidade King Saud, na Arábia Saudita, entrevistando cerca de 1.193 pessoas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Surpreendentemente, as idades delas variavam entre 18 e 29 anos. Aliás, pelo menos metade das entrevistadas já tinha fio branco. Apesar disso, os cientistas ainda não apontaram todas as razões para a descoloração, mas confirmaram que o hormônio do estresse, o cortisol, pode ser um dos causadores.
Afinal, o que deixa o cabelo branco?
- Drauzio Varella apontou que os fios perdem a cor quando o organismo para de produzir as células de pigmento, que é a melanina do cabelo.
- Contudo, a idade não é o único fator que influencia a chegada. Uma pesquisa comprovou que o estresse é um dos responsáveis pela descoloração, mesmo na juventude.
Conclusão
Entretanto, ressaltamos que o conteúdo do site se destina apenas para fins informativos. As indicações não devem apontar para diagnósticos ou tratar qualquer problema mais sério de saúde. Para melhores resultados, é essencial buscar por um especialista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Veja mais dicas de saúde e beleza!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE