William Bonner relembra golpe de estado no Chile ao dar notícia
Durante a edição especial do Jornal Nacional, que ocorreu na última quinta-feira, 11, William Bonner cobriu a decisão do Supremo Tribunal Federal (SFT) de condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e outro sete réus por tentativa de golpe de Estado. Porém, o âncora tomou uma atitude que surpreendeu o público: ele contextualizou o peso histórico da data.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao vivo, o apresentador lembrou que o dia 11 de setembro é marcado pelos ataques terroristas às Torres Gêmeas, em 2011, e pelo golpe militar que derrubou Salvador Allende no Chile, em 1973, dando início à ditadura de Augusto Pinochet.
“11 de setembro de 2025: 24 anos atrás, os atentados das Torres Gêmeas, que deixaram o mundo perplexo nos Estados Unidos. Se voltarmos mais um pouquinho na História, um 11 de setembro o general Augusto Pinochet saiu vencedor de um golpe de estado que submeteu o Chile a uma ditadora longa”, disse William Bonner.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida, William Bonner destacou o simbolismo do momento e confirmou a condenação de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.
“E, nesse 11 de setembro de 2025, Jair Messias Bolsonaro se torna o primeiro ex-presidente da República Federativa do Brasil condenado por tentativa de golpe de estado e outros crimes”, acrescentou.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais foram as condenações?
- Jair Bolsonaro: 27 anos e 3 meses de prisão;
- Alexandre Ramagem:16 anos, 1 mês e 15 dias de prisão;
- Almir Garnier: 24 anos de prisão;
- Anderson Torres: 24 anos de prisão;
- Augusto Heleno: 21 anos de prisão;
- Mauro Cid: até 2 anos de prisão;
- Paulo Sérgio Nogueira:19 anos de prisão;
- Walter Souza Braga Netto: 26 anos de prisão.
De fato, a fala repercutiu imediatamente nas redes sociais. “No aniversário do golpe no Chile, muito bem lembrado pelo Bonner. Dia histórico”, escreveu um perfil.
Além disso, o fórum chileno Ojo a la Tele, especializado em televisão, também comentou: “Bonner, jornalista da TV Globo, lembra do Chile diante da condenação de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado contra Lula da Silva”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como ocorreu o golpe no Chile?
O golpe militar que derrubou Salvador Allende ocorreu em 11 de setembro de 1973. À frente da ação estavam as Forças Armadas chilenas, lideradas pelo general Augusto Pinochet.
Salvador Allende havia sido eleito em 1970, tornando-se o primeiro presidente socialista eleito democraticamente na América Latina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governo prometeu reformas profundas, como a nacionalização da indústria do cobre e programas sociais.
Na época, o Chile enfrentava uma grave crise econômica, resistência de setores conservadores e pressão internacional, principalmente dos Estados Unidos.
No dia 11 de setembro de 1973, o Palácio de La Moneda foi bombardeado e Salvador Allende morreu durante o ataque, supostamente por suicídio.
Em seguida, Augusto Pinochet assumiu o poder e instaurou uma ditadura que durou até 1990, marcada pela censura, perseguição política, prisões, torturas e mais de 3 mil mortes e desaparecidos.
Quando William Bonner deixará o Jornal Nacional?
Em novembro, William Bonner deixará a bancada e o posto de editor-chefe do Jornal Nacional.
A partir do dia 04 de novembro, César Tralli dividirá a bancada com Renata Vasconcellos, enquanto Cristiana Sousa Cruz assumirá o posto de editora-chefe.
Desde 1996 à frente do Jornal Nacional, William Bonner passará a comandar o Globo Repórter ao lado de Sandra Annenberg.
Além disso, Roberto Kovalick assumirá o Jornal Hoje, Tiago Scheuer ficará no comando do Hora 1 e Marcelo Pereira passará a apresentar o Bom Dia Brasil.