Faltavam poucos capítulos para o fim de “Sol de Verão”, da Globo, quando o protagonista Jardel Filho faleceu, vítima de um ataque cardíaco
Uma tragédia aconteceu em 1982 envolvendo a novela “Sol de Verão”, de Manoel Carlos, na Globo. Jardel Filho, que interpretava o protagonista da trama, morreu faltando 17 capítulos para a produção chegar ao fim. Por causa disso, o Brasil entrou em estado de comoção e a emissora precisou tomar sérias decisões para concluir a história.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ator vivia o personagem Heitor e trabalhava ao lado de nomes como Débora Bloch, Tony Ramos, Irene Ravache, entre outros. Em 19 de fevereiro de 1983, o famoso teve um ataque cardíaco e morreu, aos 55 anos, em casa.
No mesmo dia, o “Jornal Nacional” fez uma reportagem relembrando a história de Jardel Filho e destacando que o protagonista de uma novela que estava no ar não poderia encerrar a trama. Maneco, que era muito amigo do ator, não conseguiu terminar de escrever a história, de tão abalado que ficou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
AUTOR FICOU AABALADO
Na época, a Globo fez uma pesquisa com o público, que afirmou querer saber o final de “Sol de Verão”. Por causa disso, Lauro César Muniz e Guarnieri assumiu o posto de escritor da trama nos últimos capítulos, sob pedido do próprio Manoel Carlos. Apesar de estar no elenco, o famoso também era experiente dramaturgo.
Com a morte do ator principal, a audiência explodiu na tela da emissora. Os últimos capítulos, entretanto, chegavam atrasados e a edição acontecia pouco tempo antes da novela ir ao ar.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
OUTRAS TRAGÉDIAS
Outros casos semelhantes aconteceram em novelas. Sérgio Cardoso estrelava “O Primeiro Amor” como o protagonista. O artista morreu de um ataque cardíaco 28 capítulos da final da trama. Leonardo Villar, amigo do ator, assumiu o papel para concluir a história.
Em 2016, Domingos Montagner morreu após mergulhar no Rio São Francisco, em Sergipe, nos bastidores da novela “Velho Chico”. Ele era o protagonista e a direção optou por utilizar a câmera subjetiva para encerrar sua história no folhetim das 21h.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Jardel Filho e Irene Ravache em “Sol de Verão” (Foto: Reprodução/TV Globo)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
