CLTs desesperados e Lula ciente: Atraso no pagamento do INSS é confirmado para 2M de CPFs em 2025

O INSS enfrenta alto número na fila de espera e órgão do Governo Federal anuncia estratégias para reduzir a demanda.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

INSS enfrenta fila com 2 milhões de pessoas (Foto: Agência Brasil)

Instituto enfrenta alto número na fila de espera e órgão do Governo Federal anuncia estratégias para reduzir a demanda

O INSS lida com uma fila de 2 milhões de pedidos de benefícios. Nesta quarta-feira, dia 2, o Ministério da Previdência divulgou os números do relatório fechado em dezembro, que se estende para 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este é o maior número de requerimentos esperando análise durante o Governo Lula, do PT. Em novembro do ano passado, a fila tinha cerca de 1,9 milhão de pessoas esperando por algum benefício, indicando um aumento no atraso.

De acordo com o instituto social, um dos motivos foi a greve de servidores. O Atestmed, que substitui a perícia médica presencial para afastamentos de trabalhadores por até 180 dias, tem ajudado a reduzir a espera, mas ainda enfrenta dificuldades no sistema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cerca de 2 milhões de pessoas ainda esperam por algum salário do INSS este ano (Foto: Agência Brasil)

Afinal, o que diz o INSS?

O Ministério da Previdência anunciou que cerca de 500 servidores participarão de um mutirão nos próximos 3 meses para reduzir a fila. A prioridade será dos benefícios por aposentadorias, incapacidades, salário-maternidade, pensão por morte e auxílios sem pendências de avaliação ou perícia médica.

Além disso, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, confirmou o reforço de 350 novos funcionários aprovados no último concurso e o uso de inteligência artificial para agilizar o processo. “Hoje, o atestado médico é lido, colocado as informações, três, quatro informações nos sistemas manualmente”, disse o líder do instituto ao Jornal Nacional, da Globo.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A ferramenta vai nos possibilitar testar fazer isso automaticamente. Então, libera médico, libera servidor para fazer outras atividades e entrega o benefício muito rápido. Esse benefício tem que ser entregue rápido, a pessoa está doente, está precisando de alguma coisa e tem que entregar rápido porque ele fica sem renda”, acrescentou.

O INSS é responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões, entre outros (Foto: Agência Brasil)

Conclusão

+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre o INSS!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile