Estrela da Globo é demitida no meio da novela das 21h após atitude imperdoável

Estrela da Globo, foi demitida em plena novela das nove; Veja a polêmica, o impacto na novela e o que ela faz neste ano de 2025
As novelas das 21h da Globo sempre carregaram o peso e a importância do horário nobre. Afinal de contas, em sua maioria, elas possuem grandes histórias, elencos estrelados e a expectativa de marcar gerações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas nem sempre os bastidores seguem o roteiro previsto. Um dos episódios mais surpreendentes da teledramaturgia brasileira envolveu a atriz Ísis de Oliveira, que foi demitida da Globo no meio de uma das novelas, a “Meu Bem, Meu Mal”, em 1991.
A saída dela aconteceu de forma abrupta, com direito a “indiretas” em cena e um rastro de polêmicas que ainda hoje alimentam a memória dos fãs.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, com base em informações do TV História e NDTV, trazemos abaixo tudo sobre o ocorrido e como a atriz vive hoje.

A atitude imperdoável
Na trama, Ísis vivia Mimi Toledo, socialite que ajudava a personagem de Nívea Maria a se vingar da poderosa Isadora, papel de Silvia Pfeifer.
Era um papel de destaque, que movimentava parte central da história. No entanto, ela chegou a viajar para Lisboa no fim de 1990, o que foi um tiro no pé para a atriz uma vez que ela não havia cumprido os compromissos combinados de gravação.
Esse erro imperdoável fez com que a Globo considerasse as ausências graves e decidisse por sua demissão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, a emissora chegou a usar até o próprio texto da novela para justificar a saída.
Em meados de fevereiro daquele ano, a personagem Madame Mimi foi citada para explicar o sumiço de Isis da novela:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Dona Mimi não existe mais” – Disparou Toledo (Sérgio Viotti).
“Nunca tinha ouvido falar em esposa demitida” – Retrucou Doca (Cássio Gabus Mendes).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foi a primeira vez que uma personagem desapareceu do ar de forma tão explícita e constrangedora.

A versão da atriz
Ísis, na época, negou ter faltado sem aviso. Em entrevista ao jornal O Dia, classificou a decisão do diretor Paulo Ubiratan como “um ato autoritário e radical”.
Ela contou que recebeu sinal verde da produção para viajar e que voltou ao Brasil pronta para retomar as gravações.
Segundo ela, ao retornar ao estúdio, encontrou apenas silêncio e portas fechadas:
“Eu não tive explicação oficial. Apenas percebi que não me queriam mais ali”, disse na ocasião.
Inclusive, a ausência de Mimi Toledo comprometeu a coerência do enredo. Sem a personagem articuladora da vingança, a trama perdeu força, segundo analistas de teledramaturgia.
A novela seguiu no ar até maio de 1991, mas carregou o estigma de ter protagonizado a primeira demissão explícita no ar em horário nobre.
O que faz Ísis de Oliveira em 2025?
Hoje, aos 75 anos, Ísis está longe da TV há quase três décadas.
Depois de passagens rápidas na findada Manchete e até mesmo na Band, ela construiu novos caminhos.
Em 2025, ela vive em Copacabana, no Rio de Janeiro, é bastante ativa nas redes sociais. De acordo com o portal Terra, em março de 2025, a atriz chegou a enfrentar um câncer de pele que exigiu cirurgia no rosto, no entanto ela alcançou a cura e já está bem.

Em uma publicação nas redes sociais, ela respondeu:
“A boa notícia dada pelo meu cirurgião, (voltei do hospital agora, fui retirar os pontos), as células cancerígenas foram todas retiradas! Estou livre, tudo pela honra e glória do Senhor”
Apesar disso, mostra resiliência e mantém contato direto com fãs, publicando vídeos e reflexões sobre sua rotina.

Ícone dos anos 80 e 90, Ísis se mantém presente no imaginário coletivo, não mais nas telas da Globo, mas como protagonista de sua própria história.
Mas, para saber sobre outros atores da Globo, clique aqui*
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.