Aumente o valor da aposentadoria do INSS com apenas 7 passos simples em 2025

Tudo o que você precisa saber sobre como aumentar o valor da sua aposentadoria em 2025.

02/09/2025 9h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
INSS - Foto: Internet

Tudo o que você precisa saber sobre como aumentar o valor da sua aposentadoria em 2025

Neste ano de 2025, o governo federal acabou anunciando o reajuste do salário mínimo passando de R$ 1.412,00 para R$ 1.518,00, o que representa um aumento de 7,5%. Assim, como todos sabem, o valor da aposentadoria do INSS, segue o mínimo nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em síntese, a aposentadoria é um benefício social atribuído aos trabalhadores que atingiram determinadas obrigações ao longo de seus anos de contribuições junto ao INSS. Dessa forma, com a aposentadoria, o trabalhador pode se retirar do mercado de trabalho e receber mensalmente o benefício para cobrir suas despesas básicas. 

Diante de tudo isso, nesta terça-feira, dia 2, vocês saberão tudo sobre como aumentar o valor da aposentadoria do INSS com apenas 7 passos simples neste ano e pode salvar o seu bolso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do portal Ingrácio ADV, se você quer descobrir como aumentar o valor da sua aposentadoria, basta seguir o passo a passo divulgado.

Como aumentar o valor da aposentadoria?

  1. Identificar todos os tipos de trabalho feitos na sua vida.

De acordo com a fonte, o fato de períodos de trabalho não estarem registrados no seu CNIS não significa necessariamente que esses períodos não possam ser considerados para aumentar o seu tempo de contribuição.

  1. Reconhecer seus vínculos de trabalho informal.

Você deve também reconhecer seus vínculos de trabalho informal, pois esses vínculos podem ser considerados no cálculo do seu tempo de contribuição, permitindo que você antecipe e aumente sua aposentadoria.

  1. Averbar períodos de trabalho reconhecidos pela Justiça do Trabalho.

Além disso, vale falar também que existem diversos casos em que há vínculo empregatício entre o trabalhador e o empregador, mas que não é reconhecido como tal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  1. Ficar de olho se você realiza trabalho concomitante.

Seguindo com nossa lista, o trabalho concomitante acontece quando você trabalha em dois ou mais lugares – prática comum entre médicos, dentistas, professores e advogados.

  1. Converter períodos de atividade insalubre ou perigosa.

Essa vale para o segurado que trabalhou em condições insalubres ou perigosas, prejudiciais à saúde, pode ter direito à aposentadoria especial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  1. Descartar contribuições que pioram o valor do seu benefício.

Com a Reforma da Previdência de 2019, agora, é possível descartar recolhimentos que podem reduzir o valor do seu benefício, desde que esse descarte não resulte na perda do seu direito à aposentadoria.

  1. Fazer um planejamento previdenciário.

Por fim, mas não menos importante, através de um planejamento previdenciário, o advogado especialista em direito previdenciário consegue analisar todo o seu histórico contributivo e trabalhista:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Tempos e salários de contribuição pagos ao INSS;
  • Períodos com recolhimentos irregulares;
  • Indicação das melhores formas de recolhimento e para quais benefícios os recolhimentos contarão;
  • Verificação dos cenários de aposentadoria (antes e depois da Reforma).

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.