Aumento do salário mínimo 2026 é histórico e maior que esperado

Haddad sem acreditar: Novo aumento do salário mínimo 2026 é histórico e maior que o esperado

Tudo o que você precisa saber sobre o aumento do salário mínimo para o ano de 2026 no Brasil. Fique por dentro de tudo.

22/12/2025 15h15

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
Salário mínimo - (Fotos: Canva)

Tudo o que você precisa saber sobre o aumento do salário mínimo para o ano de 2026 no Brasil

Sendo atualmente o Ministro da Fazenda do Brasil, a decisão do valor do novo salário mínimo nacional acaba passando diretamente pela mesa de Fernando Haddad. Pois bem, deixando até mesmo o próprio ministro sem acredito, o novo aumento no valor que entra em vigor no ano de 2026 acaba sendo histórico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em síntese, de acordo com informações do portal do Senado, no ano que vem, o salário mínimo passará dos atuais R$1.518 para R$1.621. Assim, esse novo valor já entra em vigor no próximo mês como referência para ser pago a partir de fevereiro.

Os critérios utilizados para o reajuste são:

  • Inflação (INPC): O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), medido pelo IBGE;
  • ⁠Crescimento do PIB: Um ganho real acaba sendo adicionado ao salário mínimo com base no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.

É muito importante destacar que o salário mínimo gera impactos indiretos na economia, como o aumento do “salário médio” dos brasileiros e a elevação do poder de compra do trabalhador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, vale destacar também que os benefícios previdenciários, assim como o valor do abono salarial e do seguro-desemprego, entre outros, não podem ser menores que o valor do mínimo.

Recentemente, durante o evento “BTG Pactual MacroDay”, realizado no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, no dia 22 de setembro, Fernando Haddad criticou propostas que sugeriam congelamento do salário mínimo.

Segundo Haddad, tal ideia ignora a vida cotidiana dos trabalhadores que precisam comer e pagar contas. De acordo com ele, política responsável não pode ignorar a realidade de quem vive com o piso.

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.