A aposentadoria é um dos momentos mais aguardados, sendo um direito para quem trabalha CLT ou contribui de forma autônoma para a Previdência Social
O INSS é o órgão federal responsável pelos pagamentos de aposentadorias e pensões para milhares de brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ocorre que o mesmo está liberando aumento na aposentadoria para grupos de CPFs, em apenas 2 passos.
A partir de informações do portal Gov do Trabalho, Emprego e Previdência e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em INSS, detalha agora como aumentar aposentadoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O instituto libera um acréscimo de 25% pela Aposentadoria por Incapacidade Permanente, popularmente chamado como Auxílio Cuidador.
O pagamento atende os cidadãos aposentados por Incapacidade, ou seja, que precisam de assistência permanente. Esse valor corresponde a 25% do valor do salário do beneficiário.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Informe do INSS chega hoje (02/09) com recurso que antecipa a liberação de benefícios à lista de CPFs
● Informe sobre o INSS mostra 4 passos para se aposentar antes dos 60 e com beneficio acima de R$1.518
● Informe sobre o INSS chega com promessa de 2 mudanças que atinge em cheio CLTs que querem se aposentar em 2026
De acordo com o órgão, o serviço prevê atender aqueles que dependem de terceiros para práticas comuns, como banho, alimentação e outras. Porém, o solicitante precisa passar pela perícia médica.
Contudo, esse adicional, previsto no artigo 45 da Lei nº 8.213/1991, visa amparar financeiramente aqueles que, devido à gravidade de sua condição, dependem de cuidados contínuos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAIS SÃO OS 2 PASSOS PARA AUMENTAR APOSENTADORIA POR INCAPACIDADE PERMANENTE?
Para ter direito ao acréscimo, o aposentado deve comprovar a necessidade de assistência permanente e, se necessário, passar por avaliação social, além da perícia médica.
Porém, o processo pode ser iniciado pelo portal ou aplicativo Meu INSS, ou ainda pela central de atendimento telefônico 135.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, os 2 passos, nada mais é que solicitar o serviço e enviar a documentação. O adicional de 25% é concedido mesmo que o valor da aposentadoria atinja o teto previdenciário.
Além disso, ele é reajustado sempre que o benefício principal sofre alterações e cessa com o falecimento do aposentado, não sendo incorporado à pensão por morte.
Essa medida busca assegurar que os aposentados com maior grau de dependência tenham recursos extras para custear os cuidados necessários.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Primeiramente, é importante destacar que o acréscimo de 25% da aposentadoria é exclusivo para segurados por incapacidade permanente.
- Inclusive, é necessário comprovar a necessidade de ajuda constante. A legislação brasileira prevê esse benefício como forma de assegurar dignidade e qualidade de vida.
- Afinal, aos aposentados que enfrentam limitações severas acabam tendo esse valor a mais no pagamento do INSS.
AFINAL, QUANDO O INSS FOI FUNDADO?
Primeiramente, o INSS, um dos principais órgãos do Governo Federal, direcionado aos aposentados e trabalhadores de carteira assinada, surgiu no dia 27 de junho de 1990.
De acordo com o jornal O Globo, mais de 39 milhões de aposentados e pensionistas estão sendo aptos a receberem seus benefícios da Previdência Social, neste ano de 2025.
“Veja matéria completa sobre 14º salário do INSS”.