Aumento na aposentadoria? Confira lista de beneficiários com direito a adicional de 25% no benefício em 2025

Veja quem pode receber o adicional de 25% na aposentadoria. Confira a lista de beneficiários e entenda as regras do INSS para o aumento
Nem todo aposentado sabe, mas existe um acréscimo de 25% que pode ser incluído no valor da aposentadoria em casos específicos. Esse extra acaba sendo garantido para quem comprova a necessidade de ter um acompanhante de forma permanente no dia a dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O adicional de 25% é uma medida voltada para ajudar aposentados que não conseguem realizar sozinhos atividades básicas da vida diária. O objetivo é oferecer um apoio financeiro que auxilie nos custos com cuidadores ou pessoas responsáveis pela assistência constante do beneficiário.
Vale destacar que esse direito é válido inclusive para quem já recebe o teto da Previdência Social, ou seja, o acréscimo pode ser aplicado sobre qualquer valor de aposentadoria por incapacidade permanente, a antiga aposentadoria por invalidez.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem tem direito ao adicional na aposentadoria?
De acordo com o INSS, o direito ao acréscimo está ligado à incapacidade do segurado de viver de forma independente, exigindo ajuda constante para realizar tarefas comuns do dia a dia, como tomar banho, comer, entre outras coisas. Veja alguns dos casos em que o adicional acaba sendo concedido:
- Cegueira total
- Paralisia dos dois braços ou pernas
- Perda de uma das mãos e de dois pés, mesmo com prótese
- Perda de nove ou mais dedos das mãos
- Perda de um braço e uma perna, quando não há possibilidade de uso de prótese
- Perda total das pernas sem possibilidade de prótese
- Condições que deixem o segurado acamado
- Alterações graves das faculdades mentais que prejudiquem a vida social e orgânica
- Incapacidade permanente para realizar atividades básicas do dia a dia
Ademais, vale destacar que cada caso passa por avaliação médica e acaba sendo analisado individualmente pelo INSS antes da aprovação. Dessa forma, precisa ser comprovada a necessidade real da ajuda de um terceiro para a realização das atividades diárias.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Afinal, como solicitar o adicional de 25% no INSS?
Para pedir o acréscimo, o aposentado deve abrir uma solicitação pelo site ou aplicativo Meu INSS, ou ainda ligar para o telefone 135. O processo exige uma perícia médica, que vai verificar se realmente existe a necessidade de acompanhamento permanente.
Se o segurado não tiver condições de se locomover até a agência, pode solicitar que a avaliação ocorra em domicílio. No dia da perícia, é fundamental apresentar todos os documentos, laudos médicos, atestados e exames que comprovem a condição de saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, vale destacar que o INSS tem um prazo médio de 45 dias corridos para dar a resposta. Durante esse tempo, o segurado pode acompanhar o andamento do pedido pela plataforma Meu INSS.
Qual o teto do INSS?
O teto do INSS em 2025 é de R$8.157,41. Esse valor é o máximo utilizado para calcular a contribuição previdenciária, quem ganha acima desse valor contribui apenas até esse limite.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, veja: Ressarcimento do INSS já tem data para grupos de CPFs
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br