Abandono de carreira, vício mortal e briga com atriz: Autores se rebelam contra a Globo e detonam bastidores sórdidos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

18/02/2022 16h25

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Estúdios Globo são a sede da dramaturgia do canal no Rio de Janeiro- Foto: Divulgação

Vários dos principais autores da Globo revelaram as novelas que mais detestaram fazer

Referência na dramaturgia brasileira, a Globo já produziu inúmeras obras primas com suas novelas internacionalmente premiadas. No entanto, a emissora carioca também já fez algumas tramas que quase levaram seus autores à loucura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em um levantamento feito pelo TV História, vários escritores renomados da Platinada se rebelaram contra suas próprias obras e falaram abertamente sobre os bastidores sórdidos de novelas que detestaram fazer ao livro ‘A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo’.

Benedito Ruy Barbosa, se tornou praticamente um “imortal” da dramaturgia por conta da primeira versão de Pantanal, ainda para a TV Manchete. Na Globo, ele odiou fazer a novela ‘Voltei pra Você’, exibida entre 1983 e 1984.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em depoimento ao livro, o próprio autor disse que quase se entregou para o vício mortal em álcool e que só conseguiu terminar a novela depois de beber 75 litros de vodka.

Benedito Ruy Barbosa- Foto: Reprodução-Globo

Benedito Ruy Barbosa- Foto: Reprodução-Globo

“Escrevi uma novela para um elenco que não tinha escolhido, ambientada em um cenário que não era o meu. Se não me engano, tomei uns 75 litros de vodca para terminar essa novela. Pergunta para a minha mulher. Ela guardou todas as garrafas para me mostrar no final da novela. Quando vi, nem acreditei”, contou Benedito na ocasião.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Outro autor histórico, Lauro César Muniz passou por uma situação complicada em Os Gigantes (1979), com a fracasso da novela das oito que derreteu a audiência da Globo, ele até foi demitido da emissora na época e relembrou um quebra-pau com Dina Staf, que protagonizava a trama.

“Era uma novela mórbida, pesada, infeliz. Dina Sfat rompeu comigo. Ela chegava no estúdio, pegava o script, jogava no chão e sapateava em cima: ‘Não vou fazer essa droga de jeito nenhum’, ela gritava”, contou Muniz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os Gigantes teve discussão entre protagonista e autor na Globo

Os Gigantes teve discussão entre protagonista e autor na Globo- Foto: Reprodução

Já Aguinaldo Silva, autor de sucessos recentes com Império (2014), cogitou seriamente abandonar toda sua carreira devido ao trauma que foi trabalhar em Porto dos Milagres, ainda em 2001.

“Porto dos Milagres foi uma novela bastante traumática para mim. Sabe essa coisa de diretor que não sabe fazer? Pois é. Depois de ‘Porto’, pensei até em não escrever mais novelas. Virei para a Globo e disse: ‘Estou de saco cheio, não quero mais”, declarou o autor, que escreveu a trama junto com Ricardo Linhares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porto dos Milagres quase fez Aguinaldo Silva abandonar a carreira de autor- Foto: Reprodução-Globo

Porto dos Milagres quase fez Aguinaldo Silva abandonar a carreira de autor- Foto: Reprodução-Globo

Eu estava realmente em crise. Eu achei que Porto dos Milagres era uma repetição de todas as novelas que eu já tinha feito“, completou o veterano, citando as dificuldades que envolvem o processo de criação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Erick Martins Carvalho, jornalista, formado na UNIP- Universidade Paulista. Atuo no mercado de TV desde 2020 sendo um grande consumidor de quase todos os canais de TV aberta. Sou fã de esportes e de telejornais diários, principalmente de noticiários locais como o Bom Dia São Paulo e o Balanço Geral SP Balanço Geral SP. Costumo escrever sobre programação, sobre o que acontece nos programas ao vivo e análises do meio televisivo. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @erickmartinstv. Email: erick.martins@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.