AVC, câncer e morte: Ana Paula Araújo confirma proibição da Anvisa de produto n°1 de shoppings de SP

Ana Paula Araújo paralisa o Bom Dia Brasil, da Globo, com proibição da Anvisa contra produto amado em shoppings populares

26/02/2025 10h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Ana Paula Araújo no Bom Dia Brasil, ilustração shopping e morte, e logo da Anvisa (Fotos: Reproduções / Globo / Canva / Internet)

Nesta quarta-feira, 26, Ana Paula Araújo paralisou o Bom Dia Brasil, da Globo, com alerta sobre a proibição da Anvisa contra um produto popular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Primeiramente, a apresentadora reforçou o aumento expressivo na apreensão dos cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapes ou pods.

“A quantidade de cigarros eletrônicos apreendidos pela Receita Federal mais do que dobrou no ano passado em relação de 2023”, iniciou Ana Paula Araújo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Shoppings populares

Em seguida, a jornalista conversou com Sabina Simonato, que ressaltou a facilidade de encontrar o produto à venda em shoppings populares, mesmo com a proibição da Anvisa.

“É tão fácil encontrar em shoppings populares no Centro de São Paulo que muita gente pode achar que é algo legalizado. O produto continua proibido em todo país e oferece um risco enorme para saúde”, disse a jornalista.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Dados da Receita Federal

De acordo com informações da Receita Federal, o número de apreensões de cigarros eletrônicos aumentou 109% de 2023 para 2024.

  • 2023: 1.387.601 unidades apreendidas;
  • 2024: 2.908.014 unidades apreendidas.

Além disso, para a Receita Federal, esse aumento se deve ao endurecimento das fiscalizações e às ações de combate ao contrabando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apreensão cigarros eletrônicos (Foto: Reprodução / Globo)
Apreensão cigarros eletrônicos (Foto: Reprodução / Globo)

Proibição da Anvisa e riscos à saúde

A Anvisa proibiu a fabricação, comercialização e importação de cigarros eletrônicos no Brasil em 2009, devido aos graves danos que o produto pode causar à saúde.

De acordo com um estudo do Instituto do Coração o uso de cigarros eletrônicos pode aumentar em até seis vezes os níveis de nicotina no organismo em comparação ao consumo de seis cigarros tradicionais, agravando a dependência e os impactos na saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cigarro eletrônico (Foto: Reprodução / Globo)
Cigarro eletrônico (Foto: Reprodução / Globo)

Quais são os ricos do cigarro eletrônico?

Por fim, o uso dos dispositivos pode causar diversas doenças e complicações, tais como:

  • Doenças respiratórias: bronquite crônica, enfisema pulmonar, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica).
  • Câncer: pulmão, boca, garganta, esôfago, bexiga, entre outros.
  • Doenças cardiovasculares: infarto, AVC, hipertensão arterial.
  • Complicações na gravidez: parto prematuro, baixo peso do bebê, malformações.
  • Envelhecimento precoce: surgimento de rugas, queda de cabelo, pele opaca.
  • Redução da imunidade: maior vulnerabilidade a infecções e doenças oportunistas.

Considerações finais

Em suma, Ana Paula Araújo reforçou a importância da proibição da Anvisa contra o cigarro eletrônico, que pode causar diversas doenças e complicações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja mais informações sobre medidas da Anvisa clicando aqui.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Ana Paula Araújo no Bom Dia Brasil (Foto: Reprodução / Globo)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.