Limpa nas contas: Comunicado aos que compram no Mercado Livre traz 3 alertas emergenciais hoje (13)

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

13/12/2024 10h50

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Logo Mercado Livre e mulheres (Fotos: Reproduções / Canva / Internet)

Veja três alertas envolvendo compras e vendas devido a golpes usando o nome do Mercado Livre

De fato, nos últimos anos, o Mercado Livre tornou-se a principal opção do brasileiro, que busca qualidade e preços acessíveis em seus produtos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Criado em 1999, o e-commerce revolucionou a forma de compras online e também criou uma excelente forma de renda para pequenos e grandes empreendedores.

No entanto, mesmo com as qualidades, a plataforma fica sujeita aos riscos de fraudes, que podem afetar os vendedores e compradores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pensando nisso, o portal Monitor do Mercado entregou um comunicado com três alertas aos brasileiros que realizam compras no Mercado Livre.

Nesta sexta-feira, 13, você saberá todos os detalhes sobre o assunto para evitar que as suas contas sejam limpadas.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Golpes

De fato, no Brasil, inúmeros criminosos aproveitam o sucesso das grandes marcas para aplicar golpes e induzir cidadãos a realizarem PIX, compras falsas e mais.

Inclusive, golpistas aproveitam da inexperiência de vendedores para obter lucros ilegítimos, de acordo com informações do portal Monitor do Mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, é de extrema importância se atentar aos quatro principais golpes envolvendo o nome do Mercado Livre, seja para os que vendem ou para os que compram.

Mas, afinal, quais são os golpes?

Primeiramente, as fraudes podem ocorrer desde o roubo de dados até induzir a vítima ao erro por parte de vendedores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, é de extrema importância ficar atento a essas quatro situações:

  • Golpe do E-mail falso: O golpista finge ser a plataforma e envia mensagens que parecem oficiais sobre uma venda fictícia e requisitando o envio do produto;
  • Parcerias inexistentes: Golpistas alega parcerias falsas para convencê-lo a usar métodos não oficiais de envio;
  • Ligação falsa: Vendedores podem receber ligações de supostos representantes do Mercado Livre, solicitando dados sob falsa alegação de problemas;
  • Golpe da pedra: O comprador devolve um produto diferente do adquiro para usar a política de devolução e obter reembolso.
Ilustração golpista (Foto: Canva)
Ilustração golpista (Foto: Canva)

Como evitar

De fato, a melhor maneira para evitar golpes é ficar atento. Veja algumas dicas:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Verificação: Cheque a fonte dos e-mail. Mensagens do Mercado Livre contam com o domínio oficial e não pedem informações confidenciais;
  • Use apenas os canais oficiais: Todas as transações e comunicações devem ser feitas através da plataforma oficial;
  • Sistematização de entrega: Utilize opções de envio confiáveis e rastreáveis;
  • Registro de transações: Por fim, guarde toda a documentação associada às vendas, como e-mails, notas fiscais e comprovantes de envio.
Mulher triste segurando cartão (Foto: Canva)
Mulher triste segurando cartão (Foto: Canva)

Boletim de ocorrência

Porém, mesmo seguindo todas as dicas é possível que um consumidor ou vendedor ainda caia em um golpe.

Caso isso aconteça, notifique a plataforma e realize um boletim de ocorrência.

Os canais oficiais do Mercado Livre têm diretrizes específicas para lidar com fraudes, como excluir compradores e vendedores em causa de fraudes ou possíveis fraudes.

Considerações finais

Em resumo, consumidores e vendedores devem ficar atentos com golpistas que utilizam o nome do Mercado Livre com falsas promessas de parcerias ou produtos.

Veja mais matérias envolvendo o Mercado Livre clicando aqui.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Mercado Livre (Foto: Reprodução/Internet)

Como o Mercado Livre protege os consumidores?

Por fim, a empresa também possuí algumas maneiras para proteger os consumidores e vendedores, segundo o próprio site da marca.

Por exemplo, para oferecer maior segurança aos consumidores, o Mercado Livre possuí maneiras de contestar a compra. Veja:

Privacidade absoluta: A empresa protege os dados dos consumidores através da técnica de encriptação de dados e assegura que ninguém verá os dados financeiros;
Ajuda: A empresa disponibiliza canais oficiais para ajudar com algum problema com sua compra. “Se tiver um problema ou não receber o produto que comprou, devolveremos o dinheiro”, diz o site.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.