Aviso do INSS hoje 4/6 chega para antecipar pagamento além do 13º salário

Comunicado do INSS confirma antecipação de pagamento avassalador além do 13º salário para lista de aposentados
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se trata de nada menos que do principal órgão quando o assunto se trata do pagamento da aposentadoria e outros benefícios para milhões de brasileiros. E falando na autarquia, um aviso chega hoje (04/06) para antecipar pagamento além do 13º salário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, o time de especialistas em benefícios do TV FOCO, a partir de informações do Ministério da Previdência Social, traz à tona maiores detalhes sobre o assunto.
Comunicado do INSS
Em suma, o Ministério da Previdência Social e o INSS anunciaram no dia (22) de maio uma parceria com os Correios. O objetivo é ampliar o atendimento presencial aos aposentados e pensionistas que foram vítimas de descontos associativos indevidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, desde o dia (30) de maio, segurados que não conseguem entrar no app Meu INSS, site ou ligar para o 135, conseguem pedir ressarcimento do dinheiro através de uma das 4.730 agências dos Correios do Brasil que estão disponíveis para atender os beneficiários do órgão.

Atendimento em massa
Ainda de acordo com o Ministério da Previdência, de acordo com informações desta quarta (04) de junho, mais de 300 mil aposentados e pensionistas do INSS no país já foram atendidos pelos Correios até o momento. Os atendimentos se deram para verificar se tiveram descontos irregulares de entidades associativas em seus contracheques.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Ademais, para encontrar uma agência dos Correios que realize o atendimento, a pessoa pode consultar os sites do INSS e dos Correios, ou a Central 135.
Fraude INSS
Em suma, a investigação deflagrada pela Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU) em março de 2025, revelou que, ao menos desde 2019, associações vinculadas ao INSS descontavam parte dos benefícios de aposentados e pensionistas. Ademais, a situação ocorria a título de oferta de algum serviço, porém, sem autorização da pessoa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O esquema pode ter desviado uma quantia de nada menos que R$ 6 bilhões, de acordo com a PF. Assim, o governo vem avaliando formas de devolver o dinheiro dos prejudicados pelos descontos, garantindo um pagamento extra além do 13º salário.

Considerações finais
- INSS anunciou a antecipação de pagamentos e ressarcimento de valores descontados;
- Em suma, a parceria com os Correios permite atendimento presencial em 4.730 agências desde 30 de maio;
- Assim, mais de 300 mil beneficiários já foram atendidos até 04/06 para verificar descontos irregulares;
- Descontos fraudulentos eram feitos por entidades associativas sem autorização dos segurados;
- Beneficiários podem consultar locais de atendimento no site do INSS, Correios ou pela Central 135.
Veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como saber se houve desconto indevido no INSS?
Em suma, para saber se houve desconto indevido no INSS, você deve consultar o extrato de pagamento do seu benefício no aplicativo ou site do Meu INSS. Este extrato detalha todos os pagamentos, incluindo descontos e débitos, e permite verificar se houve alguma retirada não autorizada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]