Aviso do INSS hoje (21) comunica antecipação aos idosos em junho

O INSS soltou um aviso importante que confirma uma antecipação aos idosos. A notícia, vale dizer, acabou sendo bastante celebrada

21/06/2025 11h15

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Entenda regras do INSS (Foto: Governo Federal)

O INSS soltou um aviso importante que confirma uma antecipação aos idosos. A notícia, vale dizer, acabou sendo bastante celebrada

O Instituto Nacional o Seguro Social (INSS) surpreendeu a confirmar uma importante antecipação no mês de junho que caiu como um verdadeiro presente no colo de milhares de idosos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, estamos falando a respeito de um mutirão organizado pelo INSS que visa justamente reduzir as filas de pessoas que aguardam uma resposta sobre a aposentadoria.

Em maio deste ano, a Globo confirmou que a fila do INSS tem mais de dez milhões de pedidos em análise. Diante disso, eles estão realizando pequenos mutirões em várias cidades do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No último dia 14 de junho, o INSS realizou um mutirão de Benefícios por Incapacidade no bairro Cachoeirinha em Manaus (AM). Assim, diante disso, eles anteciparam o atendimento vários pedidos.

Entre eles, alguns de perícias médicas e Benefícios de Prestação Continuada (BPC), atingindo a meta prevista. Segundo o INSS, a ação reduziu em aproximadamente três meses o tempo de espera.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Vale lembrar que o INSS tem um prazo legal de 45 dias para analisar os requerimentos de benefícios, conforme previsto na Lei nº 9.784/1999. Mas, na prática, ele acaba não sendo cumprindo.

Mesmo nas categorias consideradas prioritárias, o tempo de espera ultrapassa 45 dias. As respostas para os pedidos de aposentadorias demoram, em média, 71 dias. Os outros chegam a 109 dias ou mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerações finais

Nessa matéria falamos sobre a fila de espera de pessoas que aguardam a análise de seus pedidos do INSS. O número de requerimentos, segundo a Globo, passou de 10 milhões, enquanto o INSS afirma que está chegando a mais de 2,7 milhões. Recentemente, eles realizaram um mutirão em Manaus.

Como garantir a aposentadoria em 5 passos?

  1. Entrar no sistema do órgão, acessando o ‘Meu INSS’, via aplicativo ou site;
  2. Após fazer o login, procure a opção ‘Novo Pedido’, e selecione. Indo até a opção “aposentadoria e CTC e Pecúlio”, após entrar, selecione a modalidade da aposentadoria que deseja solicitar; *vale dizer que, para a modalidade da aposentadoria especial, não existe opção, sendo assim, tendo que selecionar a modalidade de tempo de contribuição;
  3. Atualize todos os seus dados cadastrais, clicando na opção ‘atualizar’, confira seus dados e depois finalize clicando em ‘avançar’;
  4. Após o avanço, indique se está fazendo apenas uma simulação ou se realmente deseja solicitar a avaliação de um pedido de aposentadoria, sendo o requerimento, clique em ‘avançar’;
  5. Por fim, responda todos os questionários e atualizações solicitadas pelo site e confira se está tudo correto. Assim, aparecerá uma caixa de confirmação de veracidade de dados que deve ser preenchida corretamente.

Veja também mais matérias sobre o INSS clicando aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.