Motoristas em choque: Comunicado do Serasa sobre suspensão da CNH traz 3 alertas máximos a brasileiros

Serasa crava aviso sobre suspensão da CNH e alerta brasileiros. O crescimento dos golpes virtuais tem gerado bastante preocupação

31/10/2025 20h11

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
CNH suspensa (Foto: Reprodução)

Serasa crava aviso sobre suspensão da CNH e alerta brasileiros. O crescimento dos golpes virtuais tem gerado bastante preocupação

O Serasa, uma das principais empresas de proteção ao crédito do Brasil, publicou recentemente em seu site oficial um alerta importante a todos os motoristas brasileiros sobre um golpe que envolve a suposta suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vamos explicar todos os detalhes desse comunicado e mostrar como os motoristas podem se proteger desse golpe. É essencial ficar atento e evitar cair nesse tipo de golpe. Destacamos também desde já a importância de sempre se informar por meio de sites e aplicativos oficiais do governo do seu estado.

Golpe da suspensão da CNH

O golpe da suspensão da CNH é uma forma de enganar as pessoas e tirar dinheiro delas usando medo e o imediatismo. Os criminosos criam sites falsos que se parecem muito com os originais, usando símbolos e mensagens parecidas com as reais, para conseguir acesso às informações das vítimas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os motoristas recebem mensagens por SMS, WhatsApp ou e-mail dizendo ser do Detran, ou do governo. Um exemplo comum é: “Sua conta GOV tem uma nova mensagem sobre sua CNH. Acesse ww1.regualrizeagora.tax/dc5b3 e confira detalhes.”

Na realidade, esse link leva a um site falso, quase idêntico ao oficial onde a pessoa é obrigada a informar dados como CPF e informações da CNH. Depois, o site mostra multas, dívidas falsas em nome da vítima. O objetivo é fazer com que ela pague essas falsas multas, assim, roubando o seu dinheiro.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Com os dados coletados, os criminosos também conseguem criar contas falsas, solicitar empréstimos e até aplicar golpes em outras pessoas. Por isso, é de grande importância estar sempre atento às informações oficiais divulgadas pelo governo do seu estado e pelo governo federal.

Como evitar esse tipo de golpe?

O Serasa indicou três formas de se proteger:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Buscar informações apenas em sites oficiais;
  • Conferir correspondências registradas enviadas pelos Correios;
  • Verificar publicações no Diário Oficial do Estado.

Quantas pessoas já caíram em golpes virtuais no Brasil?

De acordo com o G1, em 2024, 24% dos brasileiros com mais de 16 anos foram vítimas de golpes virtuais, o que representa mais de 40,8 milhões de pessoas que sofreram perdas financeiras devido a crimes cibernéticos, como clonagem de cartão e fraudes online, Segundo o Instituto DataSenado.

Conforme a fonte, o total de prejuízos estimados foi de R$ 10,1 bilhões. Além disso, uma pesquisa da Koin revelou que 62% de brasileiros já foram alvo de tentativas de golpes pela internet, com fraudes mais comuns envolvendo compras online e mensagens de texto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, confira também mais matérias sobre atualidades clicando aqui.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.