Aviso hoje (02/01): INSS comunica novas regras da aposentadoria em 2026

INSS comunica novas regras da aposentadoria em 2026; Veja mais sobre elas
Na tarde desta sexta-feira (02/01), o TV Foco traz mais informações sobre as novas regras do INSS em relação a aposentadoria em 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em suma, para quem já estava trabalhando quando a reforma da Previdência foi feita, no ano de 2019, as alterações nas condições para quem quer se aposentar passaram a ocorrer todos os anos.
Para quem não sabe, a emenda constitucional 103 mudou as regras de acesso à aposentadoria, ou seja, criação de uma idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens que querem se aposentar, para quem começou a trabalhar após 2019.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, as novas regras do INSS também alteraram a fórmula de cálculo dos benefícios e da média salarial, com algumas limitações, com o objetivo de diminuir o déficit.
A partir de agora, trabalhadores que passaram a contribuir com a Previdência Social desde o dia 13 de novembro de 2019, terão essa idade mínima para conseguir se aposentar. E aqueles que já estavam trabalhando antes disso, terão acesso às regras de transição.
Regras de transição:
- Por pontos
A regra de transição por pontos determina o direito da aposentadoria ao atingir uma pontuação mínima, somando contribuição e idade.
Em 2026, por exemplo, a pontuação é de 103 pontos para homens e 93 para mulheres.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Idade mínimo menor
A regra válida é a da idade mínima para aposentadoria por tempo de contribuição. Ou seja, homens devem ter no mínimo 35 anos de contribuição e mulheres, 30 anos.
E aí, a idade mínima é de 64 anos e seis meses (para homens) e 59 anos e seis meses (para as mulheres).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Pedágio de 100%
A regra consiste em trabalhar e pagar o INSS por mais 100% do tempo que faltava para a aposentadoria na data de início da reforma.
Vale destacar que no caso da idade mínima, vale a menor do que a exigida para os novos segurados do INSS.
Qual o objetivo das novas regras?
O objetivo da reforma é conseguir economizar R$1,2 trilhão até o ano de 2029, e com as modificações na Câmara dos Deputados, a meta caiu para R$87,3 bilhões nos próximos 3 anos.
Isso se deve ao envelhecimento da população também, isso porque vem mostrando necessidade de nova mudança nas regras. Economistas defendem a desvinculação do piso do benefícios do ao salário mínimo também e o aumento da idade mínima para mulheres, trabalhadores da área rural e professores.
Autor(a):
Sophia Gonçalves Villanueva
Eu sou Sophia Villanueva, tenho 27 anos é sou jornalista graduada em Comunicações Sociais pela Metodista de São Paulo em 2020. Trabalho na área desde 2019 e tenho uma ampla trajetória no site, desde que entrei em 2021. Tenho forte atuação na cobertura esportiva com o futebol, por exemplo, no mundo da televisão, realitys e também das celebridades. Sou apaixonada pelo entretenimento. Caso queira me encontrar, pode me chamar através do número (13) 99139-7771