Canetada do Banco Central confirma fim de serviço popular da Caixa, Itaú e + e crava 4 alertas severos em 2025

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Caixa, Itaú e Banco Central (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

Canetada do Banco Central confirmou fim de serviço popular da Caixa, Itaú e demais instituições financeiras, cravando 4 alertas severos em 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir de informações do portal G1 e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em bancos, detalha agora qual foi o fim de serviço decretado pelo Banco Central.

Chega a ser impensável que milhões de reais possam estar “esquecidos” em algum lugar, esperando por seus legítimos donos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, essa é a realidade revelada pelo Banco Central do Brasil no ano passado. De acordo com as últimas informações do Bacen, nada menos que R$ 8,51 bilhões estavam disponíveis para resgate.

QUAL É A ORIGEM DESSE DINHEIRO ‘ESQUECIDO’ E CONFIRMADO PELO BANCO CENTRAL?

Esse montante estava no Sistema de Valores a Receber (SVR). Os brasileiros com dinheiro ‘esquecido’ na Caixa, Itaú ou demais bancos poderiam consultar se pessoas físicas (inclusive falecidas) e empresas deixaram valores para trás.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Sistema de Valores a Receber é um serviço oferecido pelo Banco Central do Brasil com o objetivo de facilitar a devolução de valores esquecidos por pessoas físicas e jurídicas.

Esse sistema abrange informações sobre quantias que ficaram “esquecidas” em várias instituições financeiras ao longo dos anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O dinheiro poderia ser de contas, consórcios ou outras instituições. Porém, o prazo oficial para buscar os recursos finalizou em 16 de outubro de 2024.

Sendo assim, os valores foram direcionados ao Tesouro Nacional. Na época, o Ministério da Fazenda explicou como proceder em uma contestação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além dos 30 dias para resgate após publicação da lei, os clientes tinham outros 30 dias para contestar o recolhimento do dinheiro pelo Tesouro, a contar da data de publicação de edital pela pasta.

Fachada do Banco Central (Foto: Reprodução / G1)

AINDA É POSSÍVEL RESGATAR OS VALORES?

Portanto, no dia 16 de dezembro o prazo foi encerrado. Sendo assim, foi sacramentado o fim de serviço popular de resgate de valores ‘esquecidos’ na Caixa, Itaú e demais instituições.

Porém, em 2025 ainda é possível resgatar os centavos, reais ou quantias elevadas que estavam disponíveis Sistema de Valores a Receber.

Os titulares dos valores terão um prazo de 6 meses para solicitarem judicialmente o reconhecimento de seu direito aos depósitos.

Portanto até abril de 2025 é possível ter acesso a quantia ‘esquecida’. “Logo, não há que se falar em confisco”, afirmou o Ministério da Fazenda.

Caso não ocorra contestação do recolhimento, os valores serão incorporados de forma definitiva como receita orçamentária primária.

COMO CONSULTAR O DINHEIRO ESQUECIDO EM 4 PASSOS?

  1. Acesse o site oficial do SVR: https://valoresareceber.bcb.gov.br;
  2. Clique em “Consulte valores a receber”;
  3. Preencha os campos solicitados com seus dados pessoais ou da empresa;
  4. Clique em “Consultar” para verificar se há valores disponíveis para você;
Consulte se há dinheiro esquecido através do site do BCB (Foto: Reprodução / Canva)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

AFINAL, QUAL É O MELHOR BANCO: CAIXA OU ITAÚ?

Fachada da Caixa e Itaú (Foto: Reprodução CEF / BI)

“Veja matéria completa sobre outro decreto do Banco Central“.

Autor(a):

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile