“Você terá que pagar”: Banco Central emite alerta para quem usa cartão de crédito de principais bancos em 2025

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

17/01/2025 10h40

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Banco Central alerta quem usa cartão de crédito em 2025 (Reprodução/Montagem TV Foco/Canva)

Alerta sobre as dívidas nos cartões de crédito chega através do Banco Central! Confira agora as maneiras de se livrar de um prejuízo financeiro

A instituição do Banco Central do Brasil emitiu um alerta aos brasileiros que usam cartão de crédito. O alerta visa assegurar os cidadãos para que não caiam no superendividamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, o Banco Central publicou em suas redes sociais os riscos do crédito rotativo e as consequências da falta de pagamento das dívidas.

“De acordo com as regras de 2017, o crédito rotativo só pode ser utilizado uma vez por mês. Depois disso, se não houver o pagamento, o Conselho Monetário Nacional (CMN) exige que os bancos transfiram a dívida para o crédito parcelado”, informou o BC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“E desde janeiro de 2024, a dívida total (já somados os juros) de quem atrasa a fatura do cartão não pode ultrapassar o dobro do valor do débito original”.

“Ou seja, se a dívida original for de R$300, o valor total a ser pago, incluindo juros e encargos, não poderá passar de R$600. Isso ajuda a evitar o superendividamento”, completou.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

“Na prática, você terá que pagar: fatura do mês atual + valor pendente da fatura anterior + juros + outras cobranças previstas em contrato”.

Além disso, a instituição aconselha os brasileiros a realizarem a portabilidade de crédito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, o cidadão poderá levar o saldo devedor para outros bancos e encontrar melhores condições no mercado para quitar as dívidas.

“Atenção! Use o crédito de forma consciente!.. lembre-se: seu limite de crédito não é uma extensão do seu salário”, finaliza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anúncio do Banco Central (Reprodução/Instagram)
Anúncio do Banco Central (Reprodução/Instagram)

O que é o Juros Rotativo?

Portanto, os Juros rotativos são os juros cobrados quando o cliente não paga o valor total da fatura do cartão de crédito até a data de vencimento. 

Como funciona: 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • O banco prorroga a dívida, através de um empréstimo
  • O valor que não foi pago é acrescido de juros
  • O valor final da dívida é cobrado na próxima fatura

Segundo o Ceres Previdência, os juros rotativo é uma das taxas mais altas do mercado. Em 2023, a taxa de juros do rotativo chegou a ter uma média de 430% ao ano. 

Contudo, confira as demais informações sobre as dívidas dos cartões de crédito, aqui com a TV Foco!

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Cartão de crédito – (Foto: Divulgação)

Conclusões finais

Concluindo, o Banco Central do Brasil reforça a importância do uso consciente do cartão de crédito para evitar o superendividamento.

Com o alerta, a instituição destaca os riscos do crédito rotativo e as novas regras que limitam a dívida total ao dobro do valor original, ajudando a proteger os consumidores.

Além disso, o Banco Central incentiva a portabilidade de crédito, permitindo que os brasileiros busquem condições mais favoráveis para quitar suas dívidas em outras instituições financeiras.

Contudo, a mensagem é clara: utilize o crédito de forma responsável, lembrando sempre que o limite do cartão não é uma extensão do salário.

Banco Central (Foto: Reprodução / Globo)
Banco Central (Foto: Reprodução / Globo)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.