Aviso: Banco Central comunica se os cartórios vão acabar de vez no Brasil

Brasileiros entram em alerta após Banco Central emitir comunicado sobre o futuro dos cartórios no Brasil
O Banco Central se prepara para o lançamento de uma plataforma digital inovadora, o Drex, que promete transformar as transações financeiras, dado que sua implementação está prevista para o final do próximo ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de informações divulgadas pelo portal “Valor”, a equipe do TV Foco, especializada em Drex e tecnologia financeira, traz agora mais detalhes sobre o assunto.
Essa nova ferramenta utilizará contratos inteligentes, de modo que a segurança das operações digitais seja ampliada, o que impacta diretamente a função de vários mediadores do sistema atual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A garantia e a eficiência do Drex
Por meio do Drex, a transferência de um bem e seu respectivo pagamento ocorrerão de forma simultânea e segura dentro do ambiente proposto pela nova tecnologia.
Por exemplo, ao comprar um imóvel, o dinheiro do comprador, já convertido em um token digital, somente será liberado para o vendedor quando o token do imóvel for transferido para a carteira do comprador.
Caso uma das partes não cumpra sua obrigação, a transação é automaticamente desfeita. Assim, os valores e os ativos retornem aos seus donos originais, eliminando riscos.
Qual será o novo papel dos cartórios?
Conforme declarações de Fabio Araujo, coordenador do projeto-piloto do Drex, a existência dos cartórios de registro de bens está assegurada após a implementação da nova plataforma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, ele admite que algumas de suas funções passarão por modificações para que se tornem menos burocráticas, ao passo que ganham mais agilidade e eficiência.
Araujo explica que sempre será necessário um agente para atestar que o bem físico negociado, como um imóvel ou automóvel, de fato existe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesse sentido, o Drex não elimina o cartório, mas otimiza os processos de transferência de posse. Logo, aumenta a eficiência e reduzindo os custos operacionais para todos os envolvidos.
A adaptação do setor com as ‘smart escrituras’
Diante desse cenário, os próprios cartórios já se movimentam para se integrar à rede blockchain do Drex. Isso porque buscam se manter relevantes no novo panorama tecnológico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Representantes da AnoregBR e do CNB/SP revelaram que mantêm conversas com o Banco Central e já desenvolvem uma nova ferramenta para este fim.
A solução, denominada ‘smart escritura’, consiste em uma escritura de imóvel tokenizada, projetada para circular no ambiente digital da mesma forma que outros ativos financeiros.
Essa inovação irá reger as regras e condições de negociações mais complexas, como os financiamentos imobiliários, pois abrangerá as especificidades de cada contrato.
A ‘smart escritura’ visa não apenas fazer a vez dos contratos inteligentes, mas também enriquecer o Drex com informações cartoriais. A ferramenta trará diversas vantagens, como:
- O acompanhamento em tempo real do cumprimento de obrigações financeiras;
- A indicação precisa e atualizada do proprietário atual do bem;
- A verificação da situação de adimplência e de outras imposições jurídicas;
- A transferência de posse condicionada e automatizada após a quitação total.
Considerações finais
Portanto, a tecnologia do Drex não sinaliza o fim definitivo dos cartórios, mas sim uma profunda transformação em suas atividades e em seu modo de operação.
A tendência é que os processos se tornem mais simples e seguros, enquanto os cartórios assumem um papel fundamental na validação da existência dos bens no mundo físico, integrando-se ao novo ecossistema digital.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Hudson William
Hudson William é um profissional com ampla experiência em comunicação social na web, acompanhando os bastidores da televisão brasileira desde 2008. A partir de 2012, passou a integrar a equipe do portal TV Foco, onde atua como redator, produzindo matérias com responsabilidade e credibilidade. Ao longo de sua trajetória, assinou textos em diversas editorias — de televisão e entretenimento a esportes, atualidades e curiosidades — sempre com foco em informar e engajar o público digital de forma clara, ética e relevante.