A Caixa é um dos bancos mais populares do Brasil e pegou os clientes e funcionários de surpresa com o decreto de fechamento de 128 agências
Quando falamos em bancos, um dos primeiros nomes que vem na mente, sem dúvidas, se trata da Caixa Econômica Federal. A autarquia é tida como a nº1 do Brasil e possui uma média de nada menos que 150 milhões de clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, apesar do sucesso indiscutível, a companhia financeira também lida com fechamentos que pegam os clientes de surpresa. Dessa vez, aliás, o time de especialistas em bancos do TV FOCO, a partir de informações do Sindicato dos Bancários, traz à tona o decreto de adeus de 128 agências.
Decreto de fim
Em suma, durante uma reunião com a Contraf-CUT, ocorrida no dia (25) de junho de 2024, a diretoria da Caixa expôs o encerramento de 128 agências presenciais. Vale dizer que, a reunião se deu em meio aos rumores do fechamento de unidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, o anúncio acabou gerando insegurança entre os empregados da instituição financeira. Assim, a reunião garantiu respostas aos empregados, onde a direção disse que, a decisão não ocasionaria demissões ou redução na remuneração aos funcionários.
Remanejamento
Dessa forma, ficou decretado que os funcionários das agências que teriam às portas fechadas, seriam remanejados para agências digitais ou outras unidades físicas nas redondezas das que serão desativadas, minimizando o impacto.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, funcionários que exercem a função de caixa, tesoureiro, avaliador de penhor e gerente PJ, que não garantirão postos nas agências digitais, também deveriam ser realocados às agências próximas, de acordo com as decisões expostas na reunião de 2024.
Os funcionários tiveram a chance de escolher por seguir no atendimento presencial, caso não se adaptem ao formato digital. Vale dizer que, até o momento, não existem informações do formato das novas agências digitais ou o local de instalação delas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Insatisfação
“Levantamos essa preocupação, pois as agências digitais que existem hoje passaram por processos de tentativa e erro quanto à estrutura e formato de medição de trabalho, o que até hoje não está redondo. Há agências em locais insalubres e há reclamações quanto à métrica de mensuração. Nós cobramos que esse processo resolva situações como essa, pois há o risco de se agravarem”, relata a diretora a Apcef/SP, Vivian Sá.
“Não vemos o processo do encerramento das atividades de 128 agências de atendimento presencial como positivo, independente do número de habitantes de cada cidade, do número de contas de cada um delas, ou da estratégia de não atendimento que o sistema bancário vem adotando.”, prosseguiu ela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Entendemos que a Caixa faz falta na sociedade e podemos apontar 128 locais no país onde uma agência poderia abrir e ser referência para a população. De todo modo, estamos em contato permanente com a empresa para defender que os trabalhadores não sejam afetados negativamente. Nem quanto à renda, deslocamento, seu desenvolvimento na carreira, ou qualquer situação que surja neste processo.”, completou a diretora da Apcef/SP.
Considerações finais
- A Caixa comunicou o fechamento de 128 agências presenciais, mas sem demissões ou redução de salários;
- Em suma, os empregados devem ser transferidos para agências digitais ou unidades próximas;
- Há incertezas sobre o formato e local das novas agências digitais, com críticas à infraestrutura atual;
- O anúncio veio à tona em junho de 2024, em reunião da Contraf-CUT com a diretoria do banco;
- Ademais, o Banco Central está ciente da decisão, afinal, a autarquia é a fiscalizadora das instituições financeiras.
Veja mais notícias sobre a Caixa CLICANDO AQUI.
Quantas agências a Caixa tem no Brasil?
Um dos bancos mais populares do país, a Caixa Econômica Federal tem mais de 4.200 pontos de atendimento em todo o território nacional. Além disso, a instituição possui o aplicativo CAIXA Tem, que possibilita o acesso a produtos e serviços, como empréstimo e cartão de crédito.