Banco Central ciente: Moeda além do Real no Brasil é anunciada no RJ na era Eduardo Paes em 2025

Alerta aos cariocas! Nova moeda é anunciada além do real na era Eduardo Paes e o Banco Central está ciente da situação
O real é a moeda brasileira desde 1994, ou seja, há mais de 30 anos. Para quem não sabe, o dinheiro ao qual usamos hoje veio a ser criado no governo Itamar Franco, visando resolver uma das maiores crises inflacionárias do mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, agora, a notícia que chega é a de uma nova moeda, além do real, anunciada no Brasil e em análise no Rio de Janeiro Ademais, ela chega na era Eduardo Paes, prefeito do RJ e o Banco Central está ciente da situação.
Moeda social
Diante disso, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do portal Terra, traz à tona maiores detalhes a respeito da situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A grande realidade é que, em circulação em comunidades quilombolas, indígenas, assentamentos, vilas de pescadores, territórios rurais e também urbanos, as moedas sociais movimentam a economia solidária no Brasil.
Ademais, indexada ao real no valor de um por um, essas moedas sociais acabam sendo usadas em pagamentos do dia a dia, promovendo a inclusão financeira da classe mais pobre. E por falar nisso, o Rio de Janeiro possui uma moeda do gênero que chega para milhares. Veja mais detalhes a respeito a seguir.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Afinal, de qual moeda estamos falando?
Em suma, a grande realidade é que a cidade do Rio de Janeiro poderá ter uma moeda social, chamada Carioquinha. A mesma, será voltada para o desenvolvimento econômico em regiões de baixa renda, com base na Economia Popular e Solidária.
Ademais, pelo menos é isso o que estabelece o Projeto de Lei 2726/2023, de autoria do prefeito Eduardo Paes (PSD). O PL crava a Política Pública de Incentivo à Criação e Implementação da Moeda Social Carioquinha e do Banco Comunitário Popular no município.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proposta está em discussão e ainda não é uma lei, ou seja, não está em vigor. Todavia, vem sendo especulada com grande expectativa pelos moradores do RJ.
Como funciona a moeda social?
Ademais, segundo a proposta, a Moeda Social Carioquinha deve funcionar como uma espécie de conta digital pré-paga, de uso restrito no município. A mesma deve ser no formato de aplicativo no telefone celular ou cartão magnético, operado pelo Banco Comunitário Popular e de acordo com as normas do Banco Central.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A moeda que vale como o real deve ser restrita à cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de estimular o consumo em empreendimentos do local. Assim, é garantido um sistema de integração que viabilize o crédito, a produção, comercialização e capacitação da população local, criando um mercado solidário.
Apesar da expectativa sobre a moeda que substituiria o Real no Rio de Janeiro na era Eduardo Paes, o governo ainda não oficializou a proposta, ou seja, ela ainda não tem validade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerações finais
- Uma nova moeda social, chamada Carioquinha, está em análise no Rio de Janeiro, proposta pelo prefeito Eduardo Paes (PSD);
- Moedas sociais promovem a economia solidária em comunidades quilombolas, indígenas, assentamentos e áreas de baixa renda;
- A Carioquinha indexaria ao Real (1:1) e funcionaria como uma conta digital pré-paga ou cartão magnético, com uso restrito ao município do Rio de Janeiro;
- O objetivo da moeda social é estimular o consumo local, promover a inclusão financeira e fortalecer a economia popular e solidária.
Veja mais notícias sobre o real CLICANDO AQUI.
Desde quando o real está em vigor?
Em suma, a entrada em circulação do real em 1º de julho de 1994 mudou o cenário de uma inflação que, no acumulado em doze meses, chegou a 4.922% em junho de 1994, às vésperas do lançamento da nova moeda. A inflação, que finalizou 1994 com 916%, atingiu 22% em 1995.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br