Banco Central ciente: O fim de banco digital no Brasil https://tvfoco.uai.com.br/banco-central-ciente-o-fim-banco-digital-brasil O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Thu, 25 Sep 2025 18:15:00 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ Banco Central ciente: O fim de banco digital no Brasil e clientes surpreendidos https://tvfoco.uai.com.br/banco-central-ciente-o-fim-banco-digital-brasil/ Tue, 19 Aug 2025 15:00:00 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=2472554 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Banco digital dá adeus, com a ciência do Banco Central e surpreende clientes (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/BC)
Banco digital dá adeus, com a ciência do Banco Central e surpreende clientes (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva)
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Banco digital amplamente usado chegou ao fim e acabou surpreendendo correntistas com adeus abrupto

Com ciência do Banco Central, o banco digital N26, fintech amplamente utilizada por milhares de brasileiros, encerrou suas operações no país ainda em dezembro de 2023. O anúncio, um tanto abrupto, surpreendeu correntistas e gerou correria para resgatar saldos e cumprir prazos estabelecidos pela fintech alemã.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar que o comunicado do N26, onde informava esse adeus, ocorreu um mês antes, em novembro de 2023. Nele, a fintech deixou claro que deixaria o Brasil como parte de sua estratégia global.

No entanto, o aplicativo continuou funcionando até o dia 7 de dezembro, prazo final para que os clientes quitassem faturas e retirassem recursos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal CNN, no dia seguinte, a fintech cancelou cartões de crédito e débito, suspendeu serviços como o recebimento de Pix e estabeleceu até o dia 18 de dezembro como data definitiva para que seus correntistas encerrassem de vez as contas.

Por que o N26 foi embora?

Conforme citamos acima, a fintech declarou que a decisão de encerrar a operação no Brasil fazia parte de um plano estratégico global, voltado para o fortalecimento nos mercados-chave europeus.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A empresa também chegou a avaliar a venda da operação brasileira, mas decidiu pela saída completa.

Apesar do N26 não ter apresentado nenhuma justificativa mais extensa para sua saída, ele deixou claro que não havia relação direta com desempenho ou inadimplência no mercado brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eduardo Prota, até então CEO da operação nacional, destacou o trabalho da equipe local e afirmou que o resultado no Brasil ficou acima da média de mercado, ressaltando orgulho pela atuação.

A empresa também informou que funcionários poderiam se candidatar a vagas nas unidades europeias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que os clientes tiveram que fazer após o fim das operações do N26?

Com a decisão, os clientes tiveram que:

  • Pagar faturas de cartões de crédito em aberto;
  • Resgatar o saldo de suas contas;
  • Transferir recursos para outras instituições financeiras.

Após o dia 18 de dezembro de 2023, o aplicativo passou a exibir apenas uma tela com orientações para solicitação de reembolso por meio de um formulário com reconhecimento facial, processo que poderia levar até 10 dias úteis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como uma fintech é aprovada pelo Banco Central?

Conforme muitos sabem, para atuar legalmente no Brasil, uma fintech, assim como qualquer outra financeira ou banco, precisa obter autorização do Banco Central. Esse processo exige:

  • Uma análise detalhada do modelo de negócios;
  • Um estudo da estrutura jurídica e das políticas de governança da empresa;
  • Além das medidas de prevenção à lavagem de dinheiro.

A fintech deve se constituir como sociedade anônima e submeter um pedido formal ao Bacen:

  • Apresentando seu plano de negócios;
  • Demonstrando viabilidade e sustentabilidade da operação.

O Banco Central avalia ainda se a empresa se enquadra em categorias específicas, como:

  • Sociedade de Crédito Direto (SCD);
  • Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP).

Os quais determinam seu escopo de atuação.

Com aprovação, a fintech recebe licença para operar no Sistema Financeiro Nacional e passa a ser supervisionada continuamente, garantindo transparência, segurança e conformidade com as normas do setor.

Mas, para saber sobre mais decretos do BC, taxa de juros e mais, clique aqui*.

Thumbnail Video Youtube

The post Banco Central ciente: O fim de banco digital no Brasil e clientes surpreendidos appeared first on TV Foco.

]]>