Banco Central emite comunicado para clientes Nubank, Itaú e mais com dívidas no cartão de crédito

Tudo sobre o comunicado do Banco Central que chega para brasileiros que estão com dívidas em cartões de crédito
O Banco Central, a principal autarquia monetária do Brasil, acabou emitindo um comunicado, no ano de 2024. Assim, atingindo clientes de grandes empresas financeiras como Itaú, Nubank, dentre outros, que possuem dívidas no cartão de crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em síntese, para melhor entender sobre o assunto, estamos falando sobre a portabilidade do saldo devedor do cartão de crédito. Dessa forma, que pode ser uma valiosa alternativa para quem busca melhores condições de pagamento e pretende fugir dos altos juros associados a essa modalidade.
Em síntese, desde o dia 1º de julho de 2024, essa passou a ser uma nova opção para consumidores que se enrolaram com os juros do cartão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O comunicado então explica que: “A portabilidade gratuita da dívida do cartão de crédito surgiu com uma nova resolução o Banco Central. Assim, aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) no final de 2023, limitou os juros do cartão a 100% do valor original da dívida. O objetivo central das medidas é evitar o endividamento no cartão de crédito rotativo, cujos juros estão entre os mais altos do mercado. Atualmente, a taxa de juros do rotativo está em torno de 13%, 14% ao mês, que equivalem a mais de 400% ao ano”, diz.
“A resolução do Banco Central também determinou mais transparência no descritivo das faturas. Elas devem trazer, em uma área de destaque, informações essenciais, tais como valor total da fatura, data de vencimento, período a que se refere e o limite total de crédito. Em outra área devem ser informadas opções de pagamento”, explica.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
ENTENDA
Assim, falando de forma mais clara, simplesmente, a portabilidade de saldo devedor de cartão de crédito é o processo de transferência do saldo devedor de um cartão de crédito de uma instituição financeira para outra, com o objetivo de obter melhores condições de pagamento.
Ou seja, o consumidor que entrou no crédito rotativo passa a ter a oportunidade de buscar outras formas de saldar tal dívida, que ofereçam juros menores e prazos mais flexíveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, mas não menos importante, a principal vantagem da portabilidade da dívida do cartão de crédito, claro, é a redução das taxas de juros. Ao transferir sua dívida para outra instituição financeira que ofereça condições mais vantajosas, você pode conseguir uma significativa diminuição na taxa de juros aplicada à sua dívida.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bianca Rayla
Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br