Caixa, Banco do Brasil e mais: Banco Central confirma 2 atitudes que liberam o bloqueio de contas em 2025

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

26/01/2025 11h45

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Banco Central - Foto Reprodução/Internet

Fique atento as atitudes que podem levar ao bloqueio de contas bancárias na Caixa, Banco do Brasil e mais instituições

O Banco Central anunciou a confirmação de duas atitudes significativas que podem levar ao bloqueio de contas bancárias agora em 2025. Fique atento e não perca a sua.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos últimos meses, diversos clientes de bancos como a Caixa, Banco do Brasil, entre outros, têm reclamado sobre o bloqueio ou suspensão de suas contas bancárias.

Dessa forma, segundo apurado pelo TV FOCO, o Banco Central acabou emitindo um comunicado explicando aos brasileiros duas atitudes que liberam o bloqueio das contas bancárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Central confirma o que libera bloqueio em contas

Primeiramente, vale destacar que, o Banco Central não possui poder para bloquear ou desbloquear as contas bancárias dos brasileiros. Sendo assim, a iniciativa parte somente das instituições.

Ademais, o bloqueio de contas bancárias pode ocorrer por diferentes atitudes das instituições, sendo elas judiciais ou administrativas, e cada uma possui suas próprias regras e procedimentos.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Prédio do Banco Central (Foto: Reprodução/ Internet)

1 – Bloqueio Judicial

Quando a conta é bloqueada por ordem judicial, o cliente tem o direito de solicitar informações ao banco sobre a origem dessa ordem, como o número do processo e o juízo responsável.

O desbloqueio, nesse caso, só pode ocorrer por meio de uma nova ordem judicial, e não há intervenção do Banco Central nesse processo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2 – Bloqueio Não Judicial (Administrativo)

De acordo com o Banco Central, esse tipo de bloqueio pode ocorrer por motivos de segurança ou por falta de atualização de cadastro.

Embora não haja uma norma obrigando o banco a bloquear contas nesses casos, a instituição financeira pode tomar essa medida para garantir a integridade das operações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O cliente tem o direito de solicitar ao banco informações sobre o motivo do bloqueio e as formas de solucioná-lo.

Além disso, quando um banco decide encerrar uma conta unilateralmente, ele pode bloquear a conta até 30 dias antes do encerramento, a fim de evitar movimentações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O banco deve informar ao cliente os motivos do bloqueio e fornecer alternativas para o acesso aos recursos, como transferências para outra conta ou retirada em espécie.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Alguns bancos tradicionais brasileiros (Foto :Reprodução/ Internet)

Atenção

Em qualquer um desses casos, caso o cliente não receba as informações adequadas sobre o bloqueio ou perceba que ele é indevido ele pode entrar em contato com o Banco Central.

O Bacen poderá orientar sobre o que fazer, mas vale lembrar novamente que a instituição não tem poder para realizar o bloqueio ou desbloqueio diretamente.

Considerações finais

  • Em resumo, o Banco Central esclareceu que o bloqueio de contas bancárias pode ocorrer por ordens judiciais ou administrativas.
  • No caso de bloqueios judiciais, o desbloqueio só ocorre por nova ordem judicial.
  • Já no bloqueio administrativo, que pode ser por segurança ou falta de atualização cadastral, os bancos têm a autoridade para agir, mas devem informar o cliente sobre o motivo.
  • Se o bloqueio for indevido ou sem explicação, o cliente pode buscar informações junto ao banco ou recorrer ao Banco Central para orientação.
  • Manter o cadastro atualizado é fundamental para evitar problemas.
Banco Central (Foto: Reprodução / Globo)
Banco Central (Foto: Reprodução / Globo)

Como entrar em contato com o Banco Central?

É comum que correntistas tenham dúvidas sobre como se comunicar com o Banco Central, seja para esclarecer dúvidas ou registrar reclamações.

Conforme o portal oficial da instituição, o cidadão pode entrar em contato com o Banco Central por meio do serviço “Fale Conosco” no site oficial. Ou ainda ligar para o número 145, disponível das 8h às 20h.

Por fim, confira mais matérias sobre o Banco Central clicando aqui!

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.