“Imediatamente”: Comunicado do Banco Central confirma bloqueio no PIX por 2 atitudes em 2025

O Banco Central confirmou duas atitudes que podem levar ao bloqueio cautelar do Pix para a segurança dos usuários
O Pix, criado pelo Banco Central do Brasil, chegou em 2020 e, sem sombra de dúvidas, acabou se tornando o queridinho dos brasileiros quando o assunto é transferência de dinheiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rápido, prático e sem taxas para pessoas físicas, ele funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, fazendo com que sua utilização se encaixe perfeitamente no dia a dia.
Com só um CPF, e-mail, celular ou até um QR code, o dinheiro cai na hora, sem aquela enrolação de TED ou DOC. Não à toa, virou o meio de pagamento mais usado no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, recentemente, o Banco Central cravou um comunicado importante no qual confirmou o bloqueio do Pix devido à duas atitudes agora em 2025. A seguir, veja todos os detalhes.

Bloqueio no meio de pagamento
O Bacen reforçou na última sexta-feira (21) por meio do seu site oficial que, em 2025, o Pix seguirá contando com o bloqueio cautelar como medida de segurança em casos de suspeita de fraude.
Esse mecanismo permite que, ao identificar movimentações suspeitas, a instituição financeira do recebedor bloqueie o valor transferido por até 72 horas para uma análise mais detalhada.
A pessoa que recebeu o Pix é notificada assim que o bloqueio acontece e, durante esse período, pode solicitar a devolução do valor para a pessoa que enviou a transferência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em suma, o Pix pode acabar bloqueado pelo período:
- se houver fraude
- e mesmo se não houver fraude

Caso a fraude seja confirmada, o dinheiro retorna automaticamente. Caso contrário, o bloqueio é encerrado e o valor liberado ao recebedor, que também será avisado sobre o crédito em sua conta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que, o bloqueio cautelar é exclusivo do Pix e tem como objetivo principal aumentar a segurança nas transações, protegendo tanto quem paga quanto quem recebe.
Considerações finais
- O bloqueio cautelar do Pix é uma medida de segurança do Banco Central para proteger usuários em casos de suspeita de fraude.
- Mesmo que o dinheiro fique bloqueado por até 72 horas, essa análise ajuda a garantir transações mais seguras.
- Por isso, é importante ficar atento aos movimentos na conta e manter os dados protegidos.
- O Pix continua sendo rápido e prático, mas cuidado nunca é demais.

Quando o Pix Automático irá entrar em vigor?
O Banco Central acabou adiando o lançamento do Pix Automático.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nova data agora, será no dia 16 de junho de 2025. Isto, claro, vem sendo uma grande novidade muito aguardada pelos brasileiros. Confira detalhes sobre a medida:
- O recurso permitirá a realização de pagamentos recorrentes de maneira automática;
- A medida parece com o débito automático. Contudo, não conta com as taxas associadas ao uso de cartões.
- Todos os bancos que tem o sistema PIX precisam usar essa ferramenta.
Por fim, clique aqui e veja esta matéria: Nova lei do Banco Central traz proibição no PIX e alerta aos que receberão acima de R$200 nos próximos dias
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br