Banco Central publica comunicado de emergência e determina três proibições que impactam diretamente Caixa Econômica, Banco do Brasil e outras instituições
O Banco Central divulgou nesta semana um comunicado emergencial que impacta grandes bancos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O órgão anunciou três proibições específicas que atingem diretamente a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e outras instituições.
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em finanças e das informações do divulgadas pelo BC, detalha agora as 3 proibições.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alerta do Banco Central
O Banco Central do Brasil emitiu um alerta contundente sobre o aumento dos golpes relacionados a empréstimos fáceis. Assim, destacando a necessidade de vigilância por parte dos consumidores.
Porém, criminosos têm se aproveitado da vulnerabilidade financeira de muitos brasileiros, oferecendo crédito rápido e sem burocracia, mas exigindo pagamentos antecipados sob pretextos fraudulentos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, essas práticas têm causado prejuízos significativos e demandam atenção redobrada.
Empréstimos fáceis
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também emitiu alertas sobre essa fraude.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a entidade, os golpistas criam sites falsos e se passam por instituições financeiras legítimas, oferecendo crédito com condições atrativas.
Contudo, eles solicitam pagamentos antecipados alegando taxas ou impostos, mas, após o depósito, desaparecem sem conceder o empréstimo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para se proteger, o Banco Central recomenda:
- Nunca pagar taxa antecipada para liberar o crédito.
- Confirmar a legitimidade da oferta diretamente com a instituição financeira.
- Evitar clicar em links suspeitos enviados por mensagens ou redes sociais.
Além disso, é fundamental verificar se a instituição financeira está autorizada pelo Banco Central. Essa consulta pode ser feita no site oficial do BC, onde é possível pesquisar pelo nome ou CNPJ da empresa.
Qual é o papel do Banco Central?
O BC é responsável por assegurar a estabilidade da moeda nacional. Além disso, controlar a inflação e promover um sistema financeiro sólido e eficiente.
Contudo, além disso, o BC regula a liquidez da economia, supervisiona instituições financeiras e implementa políticas monetárias e cambiais.
CONCLUSÃO
Por fim, é essencial que os consumidores estejam atentos e adotem medidas preventivas ao buscar empréstimos.
Além disso, desconfie de ofertas muito vantajosas, verifique a autorização da instituição junto ao BC e nunca realize pagamentos antecipados.
Contudo, a informação e a cautela são as melhores defesas contra esses golpes financeiros
Veja também matéria especial sobre: Banco Central ciente: Moeda nova entra em vigor em 2025 no lugar do Real para salvar milhares de brasileiros.