“Está chegando”: Banco Central emite anúncio com fim de uma era e substituto do cartão de crédito em 2025

Banco Central emite anúncio com fim de uma era e substituto do cartão de crédito a partir de fevereiro de 2025

28/02/2025 9h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Banco Central e cartões de crédito (Fotos: Reproduções / Aloisio Maurício / Canva)

Banco Central faz anúncio sobre nova modalidade em pagamento

De fato, o cartão de crédito consolidou-se como um dos métodos de pagamento mais utilizados, especialmente por permitir a opção de parcelamento das compras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, novas modalidades vêm ganhando espaço no mercado financeiro. Agora, o Banco Central anunciou uma novidade.

Na última quinta-feira, 27, o Banco Central divulgou informações sobre um novo recurso que pode funcionar como alternativa ao cartão de crédito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Através de uma publicação em seu perfil oficial no Instagram, a instituição financeira revelou detalhes sobre a chegada do Pix por aproximação.

Mas, afinal, o que é o Pix por aproximação?

O novo recurso permitirá que consumidores realizem pagamentos via Pix apenas aproximando o celular da maquininha de cartão, por meio de suas carteiras digitais.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A principal vantagem dessa modalidade é a praticidade, já que não será mais necessário acessar o aplicativo do banco e digitar os dados para efetuar a transferência.

Além disso, para muitos usuários, o Pix por aproximação pode se tornar um substituto direto para os pagamentos com cartão de crédito e débito por aproximação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anúncio do Banco Central

A implementação do Pix por aproximação será opcional para as carteiras digitais e maquininhas de pagamento.

Desse modo, os consumidores precisarão verificar quais serviços já disponibilizam essa função.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por outro lado, os principais bancos do país serão obrigados a permitir a vinculação de contas bancárias às carteiras digitais.

Cartões de crédito (Foto: Canva)
Cartões de crédito (Foto: Canva)

No celular

Para utilizar o Pix por aproximação, o smartphone precisa contar com tecnologia NFC (Near Field Communication).

No entanto, a novidade não estará disponível para todos os dispositivos: apenas usuários de celulares com sistema operacional Android poderão aproveitar a novidade.

“O Pix por aproximação está chegando para deixar os pagamentos ainda mais práticos”, disse o Banco Central, que continuou:

“A partir de 28 de fevereiro, os bancos participantes do Open Finance deverão estar prontos para viabilizar o Pix por aproximação para aqueles clientes que quiserem utilizar a função nas suas carteiras digitais”, finalizou o Banco Central.

Anúncio Banco Central (Foto: Reprodução / Instagram)
Anúncio Banco Central (Foto: Reprodução / Instagram)

Como vai funcionar o Pix por aproximação

Agora, o usuário só precisará acessar o aplicativo do banco, selecionar a opção e aproximar o celular da maquininha de pagamento.

No entanto, o procedimento pode variar conforme a instituição financeira.

Para ativar o Pix em uma carteira digital, o cliente precisará vincular sua conta bancária ao serviço, de acordo com informações do G1.

As transações via Pix por aproximação terão um limite padrão de R$ 500 por operação e os usuários poderão configurar um valor máximo por transação ou por dia.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Aplicativo do PIX e Banco Central (Foto: Reprodução / Internet)

Considerações finais

Em resumo, o Banco Central confirmou que o Pix por aproximação estará disponível para milhões de brasileiros a partir desta sexta-feira, 28.

Veja mais informações sobre o Banco Central, clicando aqui.

Como consultar se tenho dinheiro esquecido no Banco Central?

E por falar em dinheiro, muitas pessoas não sabem, mas é possível que você tenha dinheiro esquecido em bancos e instituições financeiras.

Isso pode acontecer por diversos motivos, como contas inativas, devoluções de tarifas indevidas ou até mesmo valores deixados por parentes falecidos.

Para verificar se você tem algum valor disponível, o Banco Central disponibiliza o sistema dos Valores a Receber. Veja:

  • Basta entrar no site oficial (valoresareceber.bcb.gov.br);
  • Faça login com CPF ou CNPJ e a conta Gov.br para login.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.