“Cuidado”: Banco Central emite comunicado com 3 alertas e proibição vital nas cédulas do real em 2025

Comunicado urgente e 3 alertas sobre as cédulas do real chega através do Banco Central! Confira agora os detalhes do real valor de cada cédula
A instituição do Banco Central (BC) divulgou recentemente um comunicado para alertar os cidadãos que possuem cédulas rasgadas em 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a publicação do BC, se a cédula estiver inteira, mas desgastada pelo uso, ela ainda tem seu valor e pode ser utilizada normalmente.
Inclusive, o banco aconselha que os brasileiros levem até uma agência bancária para realizar a troca por uma cédula mais nova. De acordo com informações da instituição:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- 49,1% das pessoas utilizam a nota normalmente
- 36% pedem para substituir
- 14,6% depositam ou trocam no banco.
No entanto, a instituição alerta que se caso a nota estiver rasgada, terá que conferir se ela tem mais de 50% do tamanho original.
Isso porque, há uma regra que se caso a cédula tiver dois fragmentos da mesma nota, que contenham a numeração idêntica e completa, ela ainda terá seu valor.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
“E lembre-se: sempre trate as cédulas com cuidado para garantir o seu valor”, alerta o BC.

Conclusões finais
Diante das orientações do Banco Central, é fundamental que os cidadãos estejam atentos ao estado de suas cédulas para evitar transtornos no uso do dinheiro em espécie.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, notas desgastadas ainda têm valor e podem ser trocadas em agências bancárias, garantindo a circulação adequada do papel-moeda.
Já no caso de cédulas rasgadas, é essencial conferir se elas cumprem os critérios estabelecidos pelo BC para substituição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, os brasileiros podem se prevenir contra recusas em transações e garantir que seu dinheiro continue válido no dia a dia.

Como descobrir se a cédula é falsa?
Para saber se uma cédula é verdadeira, verifique os elementos de segurança, como a marca d’água, o alto-relevo, o fio de segurança e o número que muda de cor.
Se suspeitar da autenticidade de uma nota, você pode recusá-la. Você também pode:
- Entregar a cédula a um gerente bancário para que ele substitua
- Acompanhar a análise da nota no site do Banco Central do Brasil
A falsificação de dinheiro é crime previsto no Código Penal.
Contudo, veja mais matérias sobre o Banco Central AQUI com a TV Foco!

NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.