“Nunca pague”: Banco Central emite alerta de cartão de crédito e +3 serviços para clientes Nubank, Itaú e mais

Alertas urgentes do Banco Central sobre golpes envolvendo cartão de crédito e outros serviços chegam a milhões de clientes! Confira os detalhes
Como muitos sabem, uma onda de golpes financeiros vem atingido milhões de usuários do Brasil todo, e em sua maioria, as vítimas saem no prejuízo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pensando nisso, o Banco Central (BC) publicou em suas redes sociais algumas dicas de como reconhecer essas fraudes para que o consumidor mantenha seus dados bancários seguros.
Desse modo, confira agora alguns dos golpes mais populares segundo o BC e descubra como se proteger dos criminosos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Golpe do Empréstimo Falso
Segundo o comunicado do banco, esse golpe afeta principalmente aquelas pessoas que estão financeiramente vulneráveis.
Sendo assim, o golpe acontece quanto te oferecem um empréstimo, geralmente no valor que a vítima está precisando, só que com juros muito abaixo do mercado.
Assim que o consumidor aceitar a proposta, o golpista vai pedir um adiantamento para liberar o empréstimo e a vítima acaba sem dinheiro nenhum.
Desse modo, o BC adverte: “Nunca pague esse tipo de depósito. Nenhuma instituição financeira séria vai pedir um adiantamento”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Golpe da Central de Atendimento Falsa
O golpe começa quando o criminoso liga para a vítima dizendo que há uma compra não reconhecida ou outros problemas com o cartão de crédito do cidadão.
A partir daí, o golpista vai pedir os dados do cartão que vão ser usados para alguma fraude futura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por isso, o BC alerta: “Sempre que você receber uma ligação supostamente do banco, você tenha certeza de que o número é de fato da instituição”.
Golpe do falso e-commerce
Essa fraude ocorre quando o consumidor encontra um produto com um preço muito abaixo do que o valor de mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Logo depois que o cidadão clica no link do golpista para adquirir o produto, ele pedira um PIX para liberar a compra ou pedir os dados do cartão de crédito.
Desse modo, o banco central aconselha: “Desconfie daquelas ofertas muito vantajosas. Desconfie também daqueles sites que você não conhece”.
Golpe do amigo pedindo dinheiro
Por fim, o banco explica sobre a fraude do amigo. Ela ocorre quando um conhecido ou amigo te pede dinheiro pelo Whatsapp, dizendo que está ameaçado ou coagido.
Acontece que na grande maioria dos casos, o perfil da rede social foi clonado por golpistas e eles usam da boa fé das pessoas para arrancar dinheiro das vítimas.
Desse modo, o banco adverte: “Neses casos, faça uma ligação de vídeo para a pessoa que estiver pedindo dinheiro e confirme se é realmente o amigo ou um criminoso”.
Conclusões finais
Diante do aumento de golpes financeiros, é essencial redobrar a atenção e seguir as orientações do Banco Central para proteger seus dados e seu dinheiro.
Desconfiar de ofertas vantajosas, evitar repassar informações sensíveis por telefone e sempre verificar a identidade de quem pede dinheiro são atitudes fundamentais para evitar prejuízos.
Contudo, a segurança financeira começa com a informação, por isso, mantenha-se alerta e compartilhe essas dicas para que mais pessoas fiquem protegidas contra fraudes.

Como acionar o Banco Central em caso de PIX errado?
Para acionar o BC em caso de PIX errado, você pode:
- Entrar em contato com o seu banco o mais rápido possível
- Solicitar a devolução dos valores através do Mecanismo Especial de Devolução (MED)
- Registrar uma reclamação no BC em até 45 dias corridos da ocorrência
O MED é uma ferramenta do BC criada para facilitar a devolução de valores em caso de fraudes ou erros.
Vale ressaltar que o BC não interfere na solução do caso individual, mas a reclamação pode ajudar na fiscalização das instituições participantes do Pix.
Veja mais matérias sobre o Banco Central

NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.