“Nunca pague”: Banco Central emite alerta de cartão de crédito e +3 serviços para clientes Nubank, Itaú e mais

Alertas urgentes do Banco Central sobre golpes envolvendo cartão de crédito e outros serviços chegam a milhões de clientes!

14/02/2025 16h10

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Banco Central e cartão de crédito (Foto: Reprodução/ Montagem TV Foco/ Canva)

Alertas urgentes do Banco Central sobre golpes envolvendo cartão de crédito e outros serviços chegam a milhões de clientes! Confira os detalhes

Como muitos sabem, uma onda de golpes financeiros vem atingido milhões de usuários do Brasil todo, e em sua maioria, as vítimas saem no prejuízo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pensando nisso, o Banco Central (BC) publicou em suas redes sociais algumas dicas de como reconhecer essas fraudes para que o consumidor mantenha seus dados bancários seguros.

Desse modo, confira agora alguns dos golpes mais populares segundo o BC e descubra como se proteger dos criminosos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comunicado do Banco (Reprodução/Instgaram)
Comunicado do Banco (Reprodução/Instagram)

Golpe do Empréstimo Falso

Segundo o comunicado do banco, esse golpe afeta principalmente aquelas pessoas que estão financeiramente vulneráveis.

Sendo assim, o golpe acontece quanto te oferecem um empréstimo, geralmente no valor que a vítima está precisando, só que com juros muito abaixo do mercado.

Assim que o consumidor aceitar a proposta, o golpista vai pedir um adiantamento para liberar o empréstimo e a vítima acaba sem dinheiro nenhum.

Desse modo, o BC adverte: “Nunca pague esse tipo de depósito. Nenhuma instituição financeira séria vai pedir um adiantamento”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Golpe da Central de Atendimento Falsa

O golpe começa quando o criminoso liga para a vítima dizendo que há uma compra não reconhecida ou outros problemas com o cartão de crédito do cidadão.

A partir daí, o golpista vai pedir os dados do cartão que vão ser usados para alguma fraude futura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, o BC alerta: “Sempre que você receber uma ligação supostamente do banco, você tenha certeza de que o número é de fato da instituição”.

Golpe do falso e-commerce

Essa fraude ocorre quando o consumidor encontra um produto com um preço muito abaixo do que o valor de mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Logo depois que o cidadão clica no link do golpista para adquirir o produto, ele pedira um PIX para liberar a compra ou pedir os dados do cartão de crédito.

Desse modo, o banco central aconselha: “Desconfie daquelas ofertas muito vantajosas. Desconfie também daqueles sites que você não conhece”.

Golpe do amigo pedindo dinheiro

Por fim, o banco explica sobre a fraude do amigo. Ela ocorre quando um conhecido ou amigo te pede dinheiro pelo Whatsapp, dizendo que está ameaçado ou coagido.

Acontece que na grande maioria dos casos, o perfil da rede social foi clonado por golpistas e eles usam da boa fé das pessoas para arrancar dinheiro das vítimas.

Desse modo, o banco adverte: “Neses casos, faça uma ligação de vídeo para a pessoa que estiver pedindo dinheiro e confirme se é realmente o amigo ou um criminoso”.

Conclusões finais

Diante do aumento de golpes financeiros, é essencial redobrar a atenção e seguir as orientações do Banco Central para proteger seus dados e seu dinheiro.

Desconfiar de ofertas vantajosas, evitar repassar informações sensíveis por telefone e sempre verificar a identidade de quem pede dinheiro são atitudes fundamentais para evitar prejuízos.

Contudo, a segurança financeira começa com a informação, por isso, mantenha-se alerta e compartilhe essas dicas para que mais pessoas fiquem protegidas contra fraudes.

Banco Central emite 3 alertas e proibição vital nas cédulas do real (Reprodução/Internet)
Banco Central (Reprodução/Internet)

Como acionar o Banco Central em caso de PIX errado?

Para acionar o BC em caso de PIX errado, você pode: 

  1. Entrar em contato com o seu banco o mais rápido possível 
  2. Solicitar a devolução dos valores através do Mecanismo Especial de Devolução (MED) 
  3. Registrar uma reclamação no BC em até 45 dias corridos da ocorrência 

O MED é uma ferramenta do BC criada para facilitar a devolução de valores em caso de fraudes ou erros. 

Vale ressaltar que o BC não interfere na solução do caso individual, mas a reclamação pode ajudar na fiscalização das instituições participantes do Pix. 

Veja mais matérias sobre o Banco Central

Novo golpe do PIX (Reprodução: Internet)
PIX golpe (Reprodução: Internet)



NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.