Banco Central emite alerta para quem usa cartão de crédito https://tvfoco.uai.com.br/banco-central-emite-alerta-para-quem-usa-cartao-de-credito O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Fri, 17 Oct 2025 01:48:53 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ Banco Central emite alerta para quem usa cartão de crédito de principais bancos em 2025: “Você terá que pagar” https://tvfoco.uai.com.br/banco-central-emite-alerta-para-quem-usa-cartao-de-credito/ Thu, 16 Oct 2025 02:39:52 +0000 https://tvfoco.uai.com.br/?p=2498886 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Banco Central e cartão de crédito - Foto: Reprodução/Internet

O Banco Central fez um alerta para todos que usam cartão de crédito no Brasil. Veja o que a autarquia disse aos brasileiros

Recentemente, o Banco Central cravou um alerta aos brasileiros sobre os riscos do uso indevido do cartão de crédito. O aviso, divulgado nas redes da autarquia, chama atenção principalmente para o perigo do superendividamento e para as novas regras fixadas anteriormente que seguem valendo agora em 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o Banco Central, muitos brasileiros ainda não entendem como funciona o crédito rotativo, aquele que entra em ação quando o consumidor não paga o valor total da fatura até a data de vencimento. Nesse caso, o banco “empresta” o valor que ficou faltando, mas com juros muito altos.

“De acordo com as regras de 2017, o crédito rotativo só pode ser utilizado uma vez por mês”, destaca o Banco Central. Se o pagamento total não for feito na próxima fatura, a dívida precisa ser transferida para o crédito parcelado, conforme as regras do Conselho Monetário Nacional (CMN).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novo limite de juros

O Banco Central destacou que, desde janeiro de 2024, há um limite para o valor da dívida total. A soma de juros e encargos não pode ultrapassar o dobro do débito original. Em outras palavras, se a dívida inicial for de R$ 100, o valor final não poderá passar de R$ 200.

Na prática, você terá que pagar: fatura do mês atual + valor pendente da fatura anterior + juros + outras cobranças previstas em contrato.”, esclarece. Além disso, o Banco Central também incentivou os clientes a buscarem alternativas mais vantajosas, como a portabilidade de crédito.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Dessa forma, é possível transferir a dívida para outro banco e tentar condições de pagamento melhores. Por fim, a autarquia reforça o recado: “Use o crédito de forma consciente. Lembre-se: seu limite de crédito não é uma extensão do seu salário.”

O que são os juros rotativos?

Em suma, os juros rotativos são cobrados quando o cliente paga apenas uma parte da fatura do cartão de crédito e deixa o restante para depois. Veja como funciona:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • O banco transforma o valor que ficou faltando em um tipo de empréstimo
  • Esse valor passa a ter juros
  • O total da dívida é cobrado na fatura seguinte

De acordo com o Ceres Previdência, o rotativo do cartão está entre as taxas mais caras do mercado. Em 2023, chegou a ter uma média de 430% ao ano.

Por fim, CLIQUE AQUI e veja todas as notícias envolvendo o Banco Central.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

The post Banco Central emite alerta para quem usa cartão de crédito de principais bancos em 2025: “Você terá que pagar” appeared first on TV Foco.

]]>